Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » 17 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

17 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

compartilhe esse link: comentários (289) imprimir

17 semanas de GestaçãoAté o momento você deve estar super feliz por até agora estar tudo dando certo na sua gravidez e super curiosa com as novidades que estão por vir não é mesmo? Essa sensação é sem dúvida uma das mais realizadoras e maravilhosas que uma mulher pode presenciar que deve ser comemorada a cada dia dia.

Apesar de ser um momento super emocionante da sua vida, você não deve esquecer que também é um momento delicado e que você tem que se cuidar, além disso, é muito importante que você não deixe de fazer o acompanhamento médico, pois através dele o seu médico pode reduzir as chances de possíveis problemas. Portanto não deixe de consulta-lo.

Nesta semana você se encontra ainda mais feliz e o seu bebê a cada dia dia se desenvolve mais e mais. Acompanhe as novidades que estão por vir:

Desenvolvimento do seu bebê

A esta altura da sua gestação o seu bebê está medindo aproximadamente 12 cm de comprimento e pesando algo em torno de 100 gramas.

Além da lanugem, o corpo do seu bebê também está coberto por uma substância gordurosa chamada vermix, que tem por finalidade proteger a pele do seu bebê.

A placenta, que tem por finalidade fornecer nutrientes e oxigênio para o seu bebê, e que também é responsável pela eliminação de resíduos, continua a se desenvolver. Nesse exato momento ela contém milhares de vasos sanguíneos que tem por objetivo transportar nutrientes do seu corpo para o corpo do bebê.

E como toda criança gosta de se destrair brincando, não será diferente com o seu bebê, que a essas horas já deve estar brincando com o cordal umbilical, segurando-o, agarrando-o e puxando-o com toda a sua forcinha, mas não se preocupe, pois ele não segura por muito tempo, por isso não há motivos para se preocupar e muito menos brigar com ele! Afinal não acontece nada que possa prejudica-lo.

Outras habilidades que o seu bebê está aperfeiçoando nesta semana incluem o reflexo de sucção e deglutição, que permitirão que o seu bebê alimente-se com maior facilidade.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você já pode estar sentindo os movimentos do seu lindo bebê. Se você é mãe pela primeira vez, então há uma chance de que você ainda não sinta estes movimentos, pois é o que normalmente acontece com as mães de primeira viagem. Algumas mães com excesso de peso também podem não perceber tais movimentos do bebê durante os primeiros estágios da gestação, e algumas mais magras podem sentir esses movimentos ainda mais cedo do que esta semana.

Os seus hormônios estão preparando os seus seios para a produção do leite materno, o suprimento de sangue para os seios aumentam e as glândulas que produzem o leite estão crescendo em preparação para a amamentação do seu bebê, e certamente os seus seios estão crescendo cada vez mais. A esta altura os sutiãs que você usava antes da gestação estão ficando cada vez mais apertados não é mesmo? Pois é, isso indica que logo logo você terá que comprar novos sutiãs.

É importante que você evite frenqüentar ambientes e situações muito estressantes, principalmente se for colocado muita pressão sobre você. O stress pode ter um impacto muito negativo sobre a gravidez e o parto. Além disso, existem muitos estudos que indicam que o stress durante a gravidez pode contribuir para comlicações durante a gestação, incluindo o trabalho do parto prematuro. Alguns estudos indicam que os níveis de stress elevado, especialmente nas semanas 18 e 20 da gestação, também podem resultar no aumento de um hormônio chamado CRH (Hormônio liberador de corticotropina), que tem sido associada ao parto prematuro. Esse hormônio pode fazer com que o seu corpo libere prostaglandinas, que podem resultar em contrações. Portanto, é muito importante que você se esforce para evitar o stress durante a sua gestação.

Há casos em que apesar de você tentar evitar o stress você não consegue controlá-lo, ele simplemente acontece. No entanto, existem muitas atividades que você pode fazer para amenizá-lo, como por exemplo Ioga ou meditação. Essas, são duas alternativas muito efetivas para evitar os níveis de stress durante a gestação. Se você nunca praticou ou sempre teve curiosidade sobre essas atividades, chegou a hora!

The following two tabs change content below.

Fabio Pereira

Fábio Pereira cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é fundador do Semana a Semana, entusiasta em assuntos sobre gravidez e sonha em ter filhos com sua cara metade que ainda não encontrou.

Latest posts by Fabio Pereira (see all)

Comentários

Comentários



Comentários postados (289)

Estou de 15 semanas e tenho uma filha de 2 anos que ainda mama será que faz mal para o bebê.

gostaria de saber alguns nomes de bebes

oi sou graciele estou de 17 semanas de um menino o joaquim estou amando a gravidez

An insightful post right there mate . Thanks for posting ! Sofia http://www.blurty.com/talkread.bml?journal=insertlifts&itemid=302

a cada dia me sinto mais feliz em sentir cada mudança do meu corpom em sentir minha bebezinha se mexendo dentro de mim, tambem estou com 17 semanas e me sinto a mulher mais feliz do mundo, sendo que esta é minha terceia

gestação, beijos….

Sou o pai!!! Eu é que estou com alguns problemas de estress e não quero passar isso para a minha barrigudinha!!! Acho que vou seguir a dica da Ioga e meditação!!!

I really like what you guys tend to be up too. This type of clever work and coverage! Keep up the excellent works guys I’ve included you guys to blogroll.
womens broncos jersey http://www.perfilsaude.com/web/page.aspx?5

Oi a todos ,vou ser pai a primeira vez ,eu e minha esposa estamos felizes.Que Deus abençoe a todos voces e seus pequeninos.

ABRAÇOS

Eu estou com 17 semana louca para saber longo o sexo do meu bebê. Estou muito feliz

oi meninas , estou com 16 semanas de gestaçao e ainda não sei o sexo do bebe, estou muito anciosa.

Estou c dezessete semanas e nao vi o sexo hoje! verdade q pode ser menina por ser dificil de ver o sexo?

Estou e 17 semanas e 7/5 dias minha barriga está um pouco iferente do normal…. já posso sentir na parte da noite meu bebe mechendo lentamene fiz a ultra e não consegui ver o sexo pois estava com as perninhas dobradas e o cordão ennrolado nas perninhas :( estou anciosa me disseram que pode ser menina o que vcs acham??

eu completo 17 semanas certinho nessa terça-f ,mais já pode sentir o meu filhotinho mexer estou muito muito feliz,gostei muito da ticas que passam nesse site amei.

ADOREI SABER DO DESENVOLVIMENTO DO MEU BEBE,MUITO BOMPODER TITAR DUVIDAS…FIKEI MTO FLZ….BJX

Estou com 17 semanas de gestação e descobri o sexo do meu bebê hoje, é um menino. Estou muito feliz.

OI,POR FAVOR ME AJUDE SINTO ALGUNS SINTOMAS DE GRAVIDES,UMA DELAS SÃO TONTURA,MUITA FALTA DE AR,PRINCIPALMENTE APOS AS REFEIÇÕES.ESTOU CADA VEZ MAIS PESADA A MINHA BARRIGA ESTA AUMENTANDO JÁ NÃO TENHO MAIS CINTURA,SINTO FOME E DOR NO ESTÔMAGO E QUANDO COMO PASSA E O MEU ABI DOME FICA DURO,QUANDO ISSO ACONTECE TENHO QUE SENTAR EM UMA CADEIRA CONFORTÁVEL COM A BARRIGA ESTICADA OU DE EM PÉ. MAS METROU NORMAL ALGUMAS VEZES O MEU FLUXO DIMINUIU MAS FIQUEI OS QUATRO DIAS,E O MEU MARIDO FEZ VASECTOMIA A NOVE ANOS MAS SÓ FEZ REVISÃO APÓS TRINTA DIAS DA SI RUGIA.AS MINHAS ROUPAS JÁ NÃO ESTÃO SERVINDO MAIS,ISSO ESTOU ASSIM TRÊS MESES.OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

Também estou com 17 semanas e sinto a Helena mexer…Acho que é porque é a segunda gestação, parece que a gente fica mais sensível.Eu maio 2013 perdi um bebê com 3 meses e engravidei novamente em Outubro 2013, se Deus quiser agora dará tudo certo.E meu filho de 5 anos está ansioso para ver a irmazinha…bjus e boa sorte a todas…

ola estou com 17 semanas e já estou sentindo meu bb mexer e sinto pontadinhas como se fosse pequenos chutes não sei se estou exagerando mais a sensaão é muito gostosa …o médico falou q é um menino mais ainda estou muito em dúvida …

Ola estou completando 17 semanas hoje, mais ainda não sinto o meu bb mexer, na minha consulta de pre natal a medica não conseguiu ouvir o bate mento do coração dele, estou preocupada, pode ser alguma coisa? e alem de tudo eu pedir ela o pedido de ultrasson pra saber o sexo do bb ela nao quiz me passar, realmente estou preocupada mesmo alguem sabe me explicar alguma coisa esta e minha primeira gravidez.

Ola Luana…as duvidas eu creio que cabem a medica lhe tirar, afinal é sua primeira gestão. eu ouvi o coraçãozinho junto com o ultrasonografia. informe a eles que você quer estar mais a par.

oi eu tenho uma duvida,eu fico muito inchada mesmo,mao e pes e gostaria de saber se e normal
estou com 17 semanas

Comente sobre este assunto

Pergunte!

Dicas grátis no seu email!

Acompanhe-nos