Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » 31 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

31 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

compartilhe esse link: comentários (187) imprimir

31 semanas de GestaçãoDurante esta semana a contagem regressiva se inicia, e agora só faltam nove semanas para finalmente chegar o dia do parto. A maioria das mulheres nesta fase de gestação ficam bastante ansiosas pela espera do bebê, e sem dúvida esta também deve ser a sua situação.

O que recomendamos para você neste momento é que controle a sua ansiedade e esteja bem relaxada para o dia do parto, que por sinal pode acontecer a qualquer momento.

Enquanto o momento esperado não chega, continue lendo e saiba as alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

O desenvolvimento do seu bebê continua durante esta semana, e neste momento o seu bebê pode estar medindo cerca de 30 cm e pesando aproximadamente 1600 gramas.

Pode parecer um pouco estranho, mas durante esta semana o seu bebê estará em surto de crescimento. Isso mesmo, ele não vai crescer tanto como nas semanas anteriores, mas em contrapartida ele começará a engordar bastante, chegando a uma taxa de quase meio quilo por semana.

Devido ao tamanho que o seu bebê cresceu nas últimas semanas, mais o peso que ele ganhará durante esta semana, o espaço no útero que ele ocupa ficará ainda mais apertado, dificultando assim a sua movimentação.

A estrutura óssea do seu bebê continua a se desenvolver, e neste período ela ficará ainda mais forte. Seu corpo começa a deixar de ter a aparência enrugada de algumas semanas atrás e começa a ter a sua forma normal.

Até o momento, os pulmões do seu bebê são os únicos sistemas que ainda não estão totalmente formados e preparados para a vida forora do útero, mas continuam a se desenvolver durante esta semana.

Se o seu bebê é um menino, os seus testículos irão descer para o escroto, e caso seja uma menina, o clitóris ainda não estará coberto pelos grandes lábios.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana o seu útero pode estar medindo cerca de 4,5 cm acima do seu umbigo, e cada vez mais o seu útero pressiona o seu diafragma, fazendo com que talvez você sinta falta dificuldades para respirar. Sem dúvida essa sensação não é muito boa, e felizmente ela irá embora após o nascimento do seu bebê.

As glândulas do leite em seus seios podem começar a produzir colostro. Ele será responsável por fornecer as calorias e nutrientes necessários para o seu bebê durante os primeiros dias de vida. Ele também protegerá o seu bebê contra infecções e outras complicações perigosas durante as primeiras semanas de vida.

A textura do colostro pode variar de mulher parar mulher. Algumas podem secretá-lo com uma forma espessa e meia amarelada e outras de forma aguada e bem fininha.

Neste período você pode começar a sentir contrações, também chamadas de contrações de Braxton Hicks. Normalmente elas são indolores, e é a maneira como o corpo se prepara para o trabalho de parto. Se as suas contrações vierem acompanhadas com dores ou forem freqüentes (a cada 10 minutos ou menos), você deverá contatar o seu médico imediatamente.

    Durante este período você deve estar pensando mais sobre o dia do parto e sobre os tipos de parto. Algumas mulheres preferem ter os seus bebês em parto normal, enquanto outras preferem cesariana. Este é um assunto muitas vezes polêmico. Muitas mulheres sentem que os riscos de um parto normal superam aqueles associados ao parto cesárea, e por esse motivo optam por fazer parto cesáreo, e outras optam por parto normal devido a recuperação pós-parto ser mais rápida.

    Se você ainda está em dúvida em relação ao parto, procure conversar com o seu médico sobre qual é o tipo de parto mais adequado para o seu caso. Jamais tome uma decisão sem antes conversar com ele.

    The following two tabs change content below.

    Fabio Pereira

    Fábio Pereira cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é fundador do Semana a Semana, entusiasta em assuntos sobre gravidez e sonha em ter filhos com sua cara metade que ainda não encontrou.

    Latest posts by Fabio Pereira (see all)

    Comentários

    Comentários

    

    Comentários postados (187)

    Estou com 31 semanas de gestação,tenho passado por uma gestação melhor do mundo não tive nenhum sitoma comum de gestante e espero que eu possa ter um parto normal pra ser mais perfeito ainda,esses matérias tem sido ótimas pra nos preparar para a chegada do bebê.
    obrigado.

    Olá! Eu sou a Dani tenho dois filhos meninos com 9 e 10 anos de idade e stou com 31 semanas esperando a Náthaly. Gostaria de compartilhar com outras mães principalmente as de 1ªviagem que já tive experiência com os dois tipos de parto e podem ter certeza que o NORMAL é o melhor em varias questões sem falar que o bebê nascido de parto normal é mto mais saudável…Fica a dica se quizerem aderir…

    estou de 31 semanas da terceira gestaçao tenho 2 meninos e agora estou gravida de 1 menina estou sentindo uma grande dor no pe da barriga e a nenem mexe muito mais que os meninos mexian …

    Estou amando vê o desenvolvimento da minha bebê semana a semana,
    acompanhei aqui no site desde as primeiras semanas e agora já estou com 31 semanas, estou super feliz!
    o nome dela vai ser Daniela, super parecida com o da mãe, rsrsrsrsrsrs….
    Eu e o papai, queremos muito que o dia do parto chegue logo!
    beijos para todas, boa gestação…

    Amor, veja só quantas informações sobre 31 semanas de gestação. Farei 31 semanas nesta quinta.

    Olá,meu nome é Roberta e hoje estou completando 31 semanas, e o dia previsto para o parto é dia 25 de dezembro, algumas de vcs querem ganhar neste dia?

    estou de 31 semans , tem alguém que está previsto para o natal tbm ?

    Estou terminando a 31º semana e realmente tem sido bem desconfortável pra respirar e dormir, tenho deitado do lado esquerdo com uma almofadinha em baixo da barriga, só assim fica menos complicado, mas as vezes tenho q recorrer a posição sentada msmo pra ficar mais confortável. O mais estranho é q o enjoo q ñ tive no começo da gravidez estou tendo agora, alem da azia tenho enjoado a ponto de vomitar, ñ tenho conseguido comer mto, o meu bebe é enorme e como disse o medico ele passou 30% da curva, ou seja, ta acima do tamanho padrão então acho q é por isso, pois tem apertado meu estomago e tenho comido bem pouco, varias vezes mas pouco.. foi bom, pq me falaram q talvez engordaria até 2k este mes e oq eu engordei ñ dá quase 1k.. já o colostro tem saido dos 2 seios desde mes passado sem contar q o tamanho do seio aumentou bastante, passe pra 2 numeros acima de sutien e eu e meu marido adoramos isso hauhuahuaha. Bom, tdo preparado já, só esperando Victor Hugo.. o q tem me preocupado é q ele ñ ta querendo virar e eu queria mtooooooooo fazer parto normal, mas amanha tenho consulta, vamos ver se com as manobras ele vira, apesar de eu achar q infelismente ñ vai dar já q ele está bem grande e falta espaço pra virar :( mas seje o q Deus quiser

    adorei este site toda semana eu dou uma olhadinha , ja que sou mãe de primeira viagem !

    Oi mamaes..Estou completando 31 semanas hj.Estou muito anciosa para a chegada da Manuella.Gostaria de saber se alguem sabe algo sobre ser de cordao umbilical unica?pq minha nene foi gerada assim..

    muito obrigado,por ajudarem nois futuras mamaes, que estamos ansiosas para ver o rostinho do nosso bebe…..

    estou de 30 semanas mas não consigo dormi meu marido começou a trabalhar a noite o que eu faço

    Hi, I do believe thiѕ is an excellent website. Audrey http://www.blurty.com/talkread.bml?journal=insertlifts&itemid=302

    Something that always bothered me was that even with the net, a lot people nevertheless do not tend to write about the topic on this level. Mia http://journalhome.com/ultimate-lifts

    ola meninas eu so uma vó coruja todas as semanas leio este saiti e indico a todas as mamãe meu neto esta de 31 semanas vai se chamar ARTHUR BJOS A TODAS E UM BOM PARTO A TODAS

    Ai gente, estou tão feliz.
    estou na 32 semanas, Estou um pouco ansiosa.
    pois já comecei a montar o quarto, todo rosa,KKKK.
    fico imaginando minha princesa, no seu mundinho cor de rosa.
    Desejo um ótimo parto a todas,Que DEUS possa nos dar forças,por que Amor temos e muito. Não vejo a hora de poder ver o rostinho da Minha Ester Beatriz. Até mais Mamães. :D

    olâ sou mamãe de primeira viagem estou de 32semanas e quero saber sobre os pontos da cesariana alguem sabe me emformar.

    Oi, meu nome é Saionara, estou com 31 semanas, hj fui ao médico e ele me disse que meu bebê provavelmente já está de cabeça para baixo. Estou de férias e vou viajar com meu marido, fiquei um pouco preocupada, pois o médico disse que não é aconselhável. É realmente preocupante? já que ainda faltam algumas semanas.

    amei as informações que li tirou bastante duvidas!

    É um erro apontar o parto cesáreo como uma “opção” para a gestante, segundo sua “preferência”. A cultura do parto cesáreo foi construída para comodidade do profissional da saúde, maior remuneração e lucros para os hospitais. O trabalho de parto normal dura de 12 a 24h, enquanto a cesárea é feita com hora e dia marcados e dura aproximadamente 1h. Que profissional não escolheria trabalhar menos e ainda ganhar mais?!?

    Como qualquer outra cirurgia, apresenta inúmeros riscos para a mãe e bebê, sendo feita corretamente somente quando necessária.

    Do portal do Ministério vda Saúde:
    “INDICAÇÕES – Existem indicações absolutas e relativas para a realização da cesárea. Trata-se de um procedimento importante para salvar a vida da mãe e do bebê quando uma delas – ou as duas – está em risco. As indicações absolutas mais tradicionais são: desproporção céfalo-pélvica (quando a cabeça do bebê é maior do que a passagem da mãe); hemorragias no final da gestação; ocorrência de doenças hipertensivas na mãe específicas da gravidez; bebê transverso (atravessado); e sofrimento fetal. A ocorrência de diabete gestacional, ruptura prematura da bolsa d’água e bebê com trabalho de parto prolongado são consideradas indicações relativas para a cesariana.

    O Ministério da Saúde acrescentou, recentemente, outra indicação para essa cirurgia. É o caso de gestantes portadoras do vírus HIV. A cesariana passou a ser agendada nessas situações porque se descobriu que a hora do parto é o momento de maior troca sanguínea entre a mãe e o bebê. Dessa forma, a cirurgia programada reduz os riscos de transmissão do vírus.”

    Adiciono ainda a remuneração para cada tipo de parto:
    NATURAL
    Serviço Hospitalar: R$ 267,60
    Serviço Profissional: R$ 175,80
    Total Hospitalar: R$ 443,40

    PARTO CESARIANO
    Serviço Hospitalar: R$ 395,68
    Serviço Profissional: R$ 150,05
    Total Hospitalar: R$ 545,73

    me responda por favor. eu sou obesa. já sou mãe de um menino que nasceu com 3 quilos e 200 g. estou gestante de 31 semanas e emagreci 6 quilos no primeiro trimestre. meus exames estão ok. minha ulra foi cm 20 semanas, a morfológica e minha neném tava cm 350 g, normal. mas com 31 semanas ate agora engordei 2 quilos e 100g. to com medo da neném ta magrinha demais.

    Olha 20 semanas para 31 semanas é muita diferença o seu bebê já deve ter crescido mais e engordado. O seu caso é muito parecido com o meu. Fique calma e aguarde o usg.

    Concordo com Fernanda, nunca tinha ouvido dizer que a cesariana é melhor que o parto Normal.

    Estou com 31 semanas e 4 dias,e na minha ultima ultrassonografia deu q meu líquido está aumentado,quais risco q corro?

    Olà meninas acompanho minha gestação desde o começo! Esse e meu 3 filho agora depois de 2 garotoes veio minha princesa Maria Alice . agora estamos nos preparativos para o chá de bebê . Boa sorte a todas.

    Vim tb para compartilhar minhas sensações de 31 semanas de gestação e conto p vcs futuras mamães que já AMO MUITO meu filhote (João Bernardo) mas as dores tem ficado cada vez mais frequentes.
    Muita dor na coluna que só passa deitando, o inchaço já começou, quadril bem dolorido sentindo q está expandindo, as clássicas faltas de ar e queimação estomacal..sei q todas essas sensações eram esperadas. Fazendo de tudo p me adaptar ao momento. E como todas as mães q vieram aqui ler mais p aprender com as amigas…tb vim saber como andam as dores de vcs?! Pq o amor q já temos é muito bom de sentir.

    Estou um pouco perdida pois estou com 31semanas e perdi minha querida mae a 3meses para um cance. Estou me sestentando nesta ajuda pela internete. Pois sou mamae de primeira viajem e o primeiro neto de minha querida mae… Estou tranquila pois nao sinto nada de diferente so meu nenem que cresce de vento em poupa… Agora meu companheiro de todo tempo… Como gostaria q minha mae estivesse aqui p me ajudar… Em relacao sem ajuda de ninguem tem mais que ser um parto normal pois um cirurgia nao seria nada agradavel… Meu nenem esta so mexendo muito por isso que adoro ler todas as informacoes de todas as semanas… Boa sorte para todas as mamae e um Feliz Ano novo… Nao sei se o meu vai ser muito bo sem minha mae….. Era para eu esta bem feliz mas ainda nao bateu aquela emocao… Estou precisando de apoi ea nao tenho fazer oque ne???? Agente nao tem…… tudo nesta vid

    Estou um pouco perdida pois estou com 31semanas e perdi minha querida mae a 3meses para um cance. Estou me sestentando nesta ajuda pela internete. Pois sou mamae de primeira viajem e o primeiro neto de minha querida mae… Estou tranquila pois nao sinto nada de diferente so meu nenem que cresce de vento em poupa… Agora meu companheiro de todo tempo… Como gostaria q minha mae estivesse aqui p me ajudar… Em relacao sem ajuda de ninguem tem mais que ser um parto normal pois um cirurgia nao seria nada agradavel… Meu nenem esta so mexendo muito por isso que adoro ler todas as informacoes de todas as semanas… Boa sorte para todas as mamae e um Feliz Ano novo… Nao sei se o meu vai ser muito bo sem minha mae….. Era para eu esta bem feliz mas ainda nao bateu aquela emocao… Estou precisando de apoa ea nao tenho fazer oque ne???? Agente nao tem…… tudo nesta vid

    Minha bebê está com 2024 gramas e com 40 cm /32-33 semanas mas meu médico disse que é 31 semanas. Fico confusa quanto as semanas no USG e no médico. Nessa matéria eles mencionam 500grs por semana …meu medico disse 30grs por dia.Minhas sensações estão mais aguçadas …….. falta de ar, pressão aumentou um pouquinho, arrotos constantes, azia, dificuldade na posição para dormir. Compartilhando as sensações, bom dia a todos e uma boa hora a todas as gestantes :)

    estou de 30 semanas e 5 dias, e me sinto bem cansada realmente, qualquer caminhada ou pequeno esforço fisico são motivos de falta de ar, pra dormir então nem se fale, ta uma briga, os seios bem doloridos e barriga graaande, dores nas costas e pernas com varizes…bem nem da pra descrever direito todos os sintomas…mas to muito feliiiiiiz só pela espera do meu pequeno NICOLAS…..mamãe ama voce meu filho!!!!

    Ola a todas, estou gravida de 32 semanas , e esta è minha segunda gestação,e graças a deus esta sendo totalmente diferente pois não tive nenhum enjoo.Tenho um menino de 8 anos e agora estou a espera de THAYLA estamos muito felizes e ansiosos com a chegada dela. pretendo trabalhar ate o ultimo dia pois esta tudo bem comigo e com a bebe e assim posso passar mais tempo com ela depois. boa hora a todas.

    Estou gravida de 32s. De uma menina que esta pessando 1600gm;estou preucupada pois o medico me disse que ela ainda esta sentada e com duas voltas de cordão no pescoço e a cada dia fica mais edifício de mudar de posição o que eu posso fazer para ela se encaixar

    Comente sobre este assunto

    Pergunte!

    Dicas grátis no seu email!

    Acompanhe-nos