Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » 16 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

16 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

compartilhe esse link: comentários (258) imprimir

16 semanas GestaçãoDezesseis semanas de gestação, seu bebê está se desenvolvendo cada vez mais e mais, e nesta semana talvez você já possa sentir ele se movimentando na sua barriga. Além disso, outras novidades super interessantes também podem acontecer. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

O corpo do seu bebê está se desenvolvendo rapidamente, e neste momento ele deve estar medindo aproximadamente 11 cm e pesando algo em torno de 80 gramas.

Nesta semana o seu bebê será capaz de manter a cabeça um pouco mais reta, e os seus olhos finalmente começarão a se posicionar corretamente, deixando o seu bebê cada vez mais bonito.

O cordão umbilical está agora firmemente preso à barriga do seu bebê, assim, fornecendo os nutrientes necessários.

O cabelo do seu bebê está começando a crescer, e a cada semana que se passa, ele continuará crescer mais e mais. Sem dúvida isso desperta uma certa curiosidade em você para saber qual será a cor do cabelo do seu bebê não é mesmo? No entanto, você não poderá saber até após o nascimento, e mesmo assim, o cabelo do seu bebê pode cair e mudar as cores dentro dos primeiros meses de vida. Essa mudança inesperada de cor também pode acontecer com os olhos do bebê. Alguns bebês nascem com olhos verdes e gradualmente vão se tornando mais escuros durante os primeiros meses.

Se durante esta semana você fizer o exame de ultra-som a possibilidade de você saber o sexo do seu bebê será maior do que nas semanas anteriores, portanto, se você está morrendo de curiosidade para saber o sexo do seu bebê, vá correndo fazer uma ultra-sonografia!

Uma outra novidade que sem dúvida deixará você ainda mais feliz é que o seu bebê já está mais receptivo aos estímulos externos. Isso significa que você já pode conversar com o seu bebê e inclusive colocar músicas para ele ouvir. Você deve estar pensando: por que botar música para o bebê ouvir? Isso pode trazer benefícios? Sim. Não só a música pode trazer benefícios, e sim qualquer coisa que faça com que você sinta prazer ou relaxamento. Além disso, um estudo realizado na República da China, indicou que as gestantes que ouvem música pelo menos 30 minutos todos os dias, podem apresentar menos sintomas de estresse e depressão.

No vídeo abaixo você poderá ver mais detalhadamente algumas novidades que acontece com o seu bebê nesta semana:

Seu corpo

O seu coração continua a aumentar o volume de sangue para suprir o seu bebê com oxigênio. Seu coração está bombeando aproximadamente 20% sangue a mais do que nas semanas anteriores da sua gestação. Este aumento de volume irá continuar a aumentar durante a sua gestação, podendo chegar a 30% a 50% até o final da gravidez. No entanto, este aumento no volume de sangue pode fazer com que você fique com o seu nariz entupido ou até mesmo fazer com que ele sangre de vez em quando. Como o volume de sangue aumenta, ele afeta o seu nível de estrogênio, e faz com que a mucosa nasal fique inchada, assim, resultado no entupimento ou sangramento nasal.

Nesta fase da sua gestação, os seios cresceram muito. Você pode precisar de sutiãs maiores. Algumas mulheres ficam felizes por ganharem mais volumes em seus seios, enquanto outras consideram um fardo. No entanto, apesar de você está feliz ou não com o aumento dos seus seios, você deve se lembrar que isto ocorre porque os seus seios estão se preparando para produzir o alimento necessário para o seu bebê: o leite materno.

The following two tabs change content below.

Fabio Pereira

Fábio Pereira cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é fundador do Semana a Semana, entusiasta em assuntos sobre gravidez e sonha em ter filhos com sua cara metade que ainda não encontrou.

Latest posts by Fabio Pereira (see all)

Comentários

Comentários



Comentários postados (258)

Olá !estou com 16 semanas de gestação,sinto que vai ser menino,ja tenho duas mocinhas,então peço a Deus um menino,mas claro que se ele me desse outra menina seria muito bem vinda,eu amei entra nesse site,beijão para todas.

Comente sobre este assunto

Pergunte!

Dicas grátis no seu email!

Acompanhe-nos