Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » 1 Semana de Gravidez – Semana a Semana

1 Semana de Gravidez – Semana a Semana

compartilhe esse link: comentários (459) imprimir

A primeira semana de gravidez significa um dos momentos mais emocionantes, especiais e únicos na vida da mulher. Ainda que esta não seja uma gestação planejada ou esperada; com o passar dos dias que transformam-se em semanas; a gestante começa a ter conhecimento da transformação de seu corpo e percepção da vida que toma forma em seu ventre; criando assim um vínculo emocional e prazer com a experiência vivenciada. O resultado, não raro e nem surpreendente, é a constatação de uma das maiores realizações que alguém pode ter a benção de vivenciar. É também um momento único, onde mãe, pai, familiares e amigos reúnem-se e emanam boas vibrações. É um daqueles poucos momentos mágicos na vida do ser humano onde, por mais indesejada ou despreparados que encontre-se o casal envolvido, há uma enorme vibração positiva. É certamente um momento de diversas dúvidas, medo, angústias e ansiedade pelo novo ser que virá ao mundo; mas nada se compara ao grande prazer de gerar um ser humano. Aproveite o seu momento. A primeira semana de gestação, ainda que não descoberta no tempo correto ou um pouco mais tarde (como geralmente ocorre) não incomum é identificada pela futura mamãe. Não é surpreendente o relato de gestantes que afirmaram reconhecer em seu corpo sinais de uma gravidez ou algo tão especial dentro de si. Mito ou ilusão, a primeira semana de gravidez é isto mesmo; um momento ímpar e mágico do início da concepção.

É a partir deste momento que você pode começar a contar as semanas de sua gravidez. Lembre-se: a contagem começa a partir do seu último período menstrual.

Alterações em seu corpo

Durante a gestação há de manter-se hábitos saudáveis; é imprescindível um planejamento alimentar que vise não só a boa alimentação; como reposição de vitaminas, aminoácidos e complementos fundamentais para o corpo da gestante e do feto em crescimento. Assim há a garantia de que o bebê crescerá saudável; e a futura mamãe não venha a acarretar algum distúrbio como anemia. Os problemas acarretados pela deficiência alimentar, por dietas descabidas ou pela falta de ingestão de aminoácidos fundamentais para o organismo é algo preocupante e de imprescíndivel observação. Muitas grávidas e seus conjuges deixam-se levar ou por desatenção ou por falta de responsabilidade, colocando a própria vida e a do feto em risco. Esta é uma realidade muito mais comum do que imagina-se, infelizmente. As consequências de uma má alimentação pode ser severa; em casos raros quase irremediáveis. Por isso é recomendável – independente desta ser ou não uma gravidez planejada anteriormente na fase de concepção – que toda gestante planeje a gravidez,ou seja as etapas e cada semana da gestação. Assim ela estará beneficiando não só o bebê como a sí própria. Para tanto, nós que desejamos ser o seu parceiro neste sublime momento de sua vida, planejamos uma listinha importantíssima do que uma gestante deve ou não fazer durante a gravidez. Acompanhe com atenção:

  • Evite o álcool, drogas e produtos provenientes do tabaco. Essas substâncias podem causar problemas simples como roubar os nutrientes do corpo; como acarretar disfunções sérias e irremediáveis como problemas na hora do nascimento; síndrome fetal, problemas respiratórios, distúrbios cognitivos no bebê e outros diversos e severos problemas de saúde. Não é o indicado menos ainda resolve alguma coisa. Existem outras formas de controlar a ansiedade e mesmo livrar-se de velhos hábitos, como por exemplo a terapia de florais. A gravidez pode servir de combustível e pontapé inicial para livrar-se definitivamente do uso do cigarro, por exemplo. Pense nisto e corra para longes deste venenos da gestação.
  • Converse com o seu médico e o mantenha informado sobre quaisquer soluções medicamentosas que você esteja tomando. O seu médico deve ser seu melhor amigo e por isso é fundamental que ele tenha todo o conhecimento do que você anda preescrevendo ou ingerindo, até mesmo para montar um panorama de sua saúde. Isto em algumas situações especiais quando, ou em caso de ocorrer algum imprevisto, o médico saberá exatamente as causas e motivos caso os riscos envolvam algum medicamento. Tome precauções especiais com todo e qualquer medicamento, pois muitos deles podem afetar negativamente a saúde do bebê. Se por um lado é necessário manter-se em alerta e agir com adequação a situação quando o assunto são os medicamentos fazer exatamente o contrário não é a melhor saída. Muitas vezes a gestante precisa dos remédios sazonalmente ou mesmo diariamente para sanar algum distúrbio ou problema de saúde. Se gravidez não costuma combinar com remédios, Entretanto, não é por causa dela que se deve parar de tomar medicamentos importantes ou necessários. Sempre antes de quaisquer atitudes consulte o seu médico, pois só ele – e melhor do que ninguém – saberá informar para você sobre os riscos inerentes.
  • Matenha uma dieta que estabeleça a quantidade adequada de vitaminas; em especial o o ácido fólico. As mulheres que estão tentando engravidar devem tomar 400 mg de ácido fólico por dia. A ingestão adequada deste nutriente, além de ser benéfico à saúde do bebê também reduz o risco de defeitos do tubo neural. Lembre-se de certificar-se com o seu médico especialista sobre a ingestação do ácido fólico enquanto estiver tentando engravidar.

Comunidade

Converse com quem está vivenciando exatamente a mesma coisa que você. Visite o nosso forum.

Bem-vinda a sua primeira semana de gravidez. A viagem será mágica!

loading...
The following two tabs change content below.

Fabio Pereira

Fábio Pereira cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é fundador do Semana a Semana, entusiasta em assuntos sobre gravidez e ainda sonha em algum dia ser chamado de papai.

Comentários

Comentários



Comentários postados (459)

The Internet has dangers, too.
Oakley Half Jacket Sunglasse http://www.ebuyaccessories.com

ola estou gravida e nao sinto nem um sintoma isso eh normal?? So sinto dores nas costas e alguns chutes so q a medica disse q eu estou apenas com 21 semana alguem pode me ajuda???

Comente sobre este assunto