Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » 40 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

40 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

compartilhe esse link: comentários (265) imprimir

40 semanas de GestaçãoFinalmente você conseguiu! Esta semana marca o fim oficial de sua gravidez. Agora é questão de tempo até que você esteja segurando o seu lindo bebê em seus braços, olhando em seus olhos e dando as boas vindas.

A esta altura você deve estar farta de lidar com tantas incomodações e desconforto proveniente da gravidez, e agora só quer saber de dar à luz e curtir o seu bebezinho.

Enquanto o seu bebêzinho não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Os bebês nesta fase de gestação variam de comprimento, mas a média ficar em torno de 38 cm, e agora ele pode estar pesando cerca de 3,5 kg, e enquanto ele não nasce, mais gordura é depositada sobre o seu corpinho. Após o seu nascimento, esta gordura irá ajudá-lo a regular a sua temperatura corporal.

Por enquanto que a placenta ainda está ligada ao seu bebê, ela continuará fornecendo os anticorpos necessários que o bebê precisa. Após o nascimento, o bebê passará a receber os anticorpos através da amamentação.

Ao nascer, o seu bebê terá um total de 300 ossinhos, o que é sem dúvida muito interessante, pois um adulto tem somente 206 ossos. Isso acontece porque ao longo do desenvolvimento alguns ossos começam a se fundir com os outros.

A este ponto o seu bebê provavelmente não se movimenta na mesma intensidade como alguns meses atrás. Tudo isto é devido ao ganho de peso e o aumento de tamanho do seu bebê, fazendo com que o espaço ao seu redor fique cada vez mais apertado e difícil de se movimentar.

Após o nascimento, não se espante se o seu bebê nascer com os órgãos genitais ampliados (saco escrotal em meninos e lábios em meninas). Isso acontece devido à presença dos seus hormônios no sistema do bebê. Além disso, há casos em que os mamilos do bebê saem leite, assim como os mamilos da mamãe. Isso é completamente normal e em poucos dias desaparece.

Alterações na vida da mamãe

Agora que você praticamente cruzou a linha de chegada, provavelmente você se sentirá ainda mais desconfortada, e a maior parte do tempo você certamente estará atenta aos sinais de trabalho de parto.

Se o seu bebê agora não se encontra mais na posição pélvica (de cabeça para cima), você provavelmente sentirá um certo alívio para respirar. Isto acontece porque agora a cabeça do seu bebê não está mais pressionando os seus pulmões. No entanto, agora a cabeça do seu bebê pode começar a pressionar a sua bexiga e fazer com que você urine com muito mais freqüência. Além disso, você pode começar a sentir muito mais peso e congestionamento na pélvis durante esta semana. Seus músculos pélvicos estarão trabalhando arduamente para sustentar o peso concentrado no útero.

Se durante este período você começar a ter vazamento de líquido pela vagina e contrações dolorosas que chegam aproximadamente a cada 15 minutos ou uma dor constante e contínua na região inferior das costas, contate o seu médico rapidamente, pois estes sinais são indícios de que o bebê está prestes a sair.

Cada vez mais você deve estar sentindo uma mistura de expectativa, emoção, ansiedade e impaciência. Esta é uma semana cheia de emoção e que pode ser agravado pelo fato de você sentir como não houvesse controle sobre o que está acontecendo. Se você está preocupada com as dores do parto, peça algumas dicas ao seu médico de como aliviar a dor durante o parto ou converse com mamães que tiveram seus bebês recentemente, e pergunte como elas conseguiram aliviar as dores. Provavelmente você se sentirá muita mais tranqüila em relação ao parto.

A partir deste momento tudo será um jogo de espera. Portanto, trate de descansar em uma cama com travesseiros confortáveis, e tenha um bom livro em mãos para passar o tempo.

Boa sorte com o seu baby!

The following two tabs change content below.

Fabio Pereira

Fábio Pereira é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas fundador do Semana a Semana, entusiasta em assuntos sobre gravidez e sonha em ter filhos com sua cara metade que ainda não encontrou.

Latest posts by Fabio Pereira (see all)

Comentários

Comentários



Comentários postados (265)

que daora

Adorei o site, bem explicativo. Estou na 10ª semana de gestação do meu primeiro filho… Estou muuuuito feliz e ansiosa demais. Só de pensar que meu bebê ainda é menor que meu dedão….rsrs. Agora é me alimentar e me cuidar direitinho pro meu bebê vir ao mundo cheio de saúde

eu nunca tive filhos pra falar a verdade eu tenho 12 anos eu estou nessa pagina por causa da minha mae ela esta gravida de 38 semanas e 2 dias eu estou tao ansiosa pra ver o rosto do meu irmao pra falar a verdade eu estou tao mais tao ansiosa e eu posso falar que eu estou ansiosa pra mim e pra por ela e tanbem por que eu nao aguento mais ficar arrumano a nossa casa , olha nao e porq e chato ou por que eu preguisosa , mais todo santo ne ,fui.

deus me consedeu meu milagre consegui chegar nas 40 semanas de gestação graças a deus amém agora só chegar a minha Heloysa

eu gostei muito desste site mim ajudou muito ..

Adorei o site, é meu primeiro bebe e todas minhas dúvidas, curiosidades, eu li tudo aqui.. :))

Eu vou completa dia 29/04 39 semanas e eu estou preocupada que meu bb passe do tempo..faço 40 semanas dia 05/05 tenho que espera chegar nas 41 semanas?ou normalmente os bebês nasce quando ja completa 40 semanas…Desde ja agradeço pela compreensão pois e o meu primeiro bb…

eu estava com 38 semanas e 01 dia, quando minha filha nasceu, so que no laudo do hospital consta que minha filha nasceu com 40 semanas é confiavel esse laudo em que posso acreditar

Comente sobre este assunto

Pergunte!

Dicas grátis no seu email!

Acompanhe-nos