39 Semanas de Gravidez

28 de julho de 2010

39 semanas de GestaçãoAinda grávida? Se esta for a sua primeira gravidez, as chances de o bebê nascer após a data prevista são altas. Mesmo que você esteja 100% certa em suas datas, isso não é garantia de que ele nascerá na data prevista. Tente ter a mente aberta e confiante de que o seu bebê saberá o momento certo para sair de dentro de você. Cada criança tem o seu próprio tempo para se desenvolver a ponto de ficar preparada para a vida fora do útero. Embora você possa estar se sentindo cada vez mais impaciente e ansiosa para ter o seu bebê, tente se controlar para evitar possíveis estresses.

Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

A esta altura o seu pequeno bebê pode estar pesando algo em torno de 3,2 kg e medindo cerca de 36 cm de comprimento. Isso significa que o seu bebê está praticamente do tamanho de um coelhinho.

O sistema imunológico do seu bebê continua a se desenvolver, e alguns de seus anticorpos continuam sendo depositados em seu bebê através de sua placenta. No entanto, esta proteção vai durar apenas algumas semanas, mas após o seu nascimento ele irá aumentar esta proteção através da amamentação, que vai ajudá-lo a se proteger contra doenças e infecções na vida fora do útero.

Diferente de você, o seu bebê continua a ganhar gordura. A reserva de gordura que o seu bebê está ganhando durante esta semana, irá ajudá-lo a não sentir frio quando após o seu nascimento.

A cor da pele do seu bebê aos poucos está mudando de um tom avermelhado para um tom esbranquiçado ou rosado. Estas alterações ocorrem devido à quantidade de gordura que o seu bebê vem adquirindo durante este período.

O pêlo chamado lanugem que cobriu o corpo do seu bebê durante o segundo trimestre de gestação desapareceu completamente. No entanto, em alguns bebês esses pêlos ainda podem ser vistos sobre os ombros, na testa e no pescoço. Portanto, não se assuste se você der à luz a um ursinho de pelúcia cheio de pêlos, pois este pêlo vai cair rapidamente.

Alterações na vida da mamãe

Assim como todas as outras mudanças que ocorreram no seu corpo nos últimos nove meses, você pode ter notado que cresceram mais pêlos em você. Os lugares que normalmente crescem pêlos durante a gravidez podem ser nas costas, no rosto, e até mesmo em seus mamilos. Não hesite em removê-los se você estiver se sentindo incomodada. Muitas mulheres grávidas mantêm os seus compromissos habituais de depilação com seu esteticista. Além disso, não faz mal algum a você e ao seu bebê.

Você pode começar a sentir como se tivesse areia em seus olhos. Isso ocorre porque a forma de seus olhos mudou em resposta ao fluido extra que circula em torno do seu corpo. As lágrimas que normalmente lubrificam a superfície exterior do seu olho não conseguem seguir sua rota usual e deslizar para baixo da sua bochecha. Se isto estiver se incomodando você, peça ao seu médico que receite algum colírio para você.

As contrações de Braxton Hicks podem se tornar mais freqüentes durante este período. Também conhecida como contrações de treinamento, elas não são tão dolorosas quanto as contrações verdadeiras, e além disso, elas também não se tornam regulares.

Outro sinal de trabalho de parto é o rompimento da bolsa amniótica, que poderá acontecer a qualquer momento. Quando há o rompimento da bolsa, algumas mulheres experimentam um fluxo grande de água, e outras mulheres sentem um gotejamento constante e só depois se dão conta que a bolsa rompeu. No entanto, nem todas mulheres rompem a bolsa amniótica de forma inesperada. Há caso em que o médico o rompimento da bolsa é causado pelo médico, a fim de tornar o trabalho de parto mais acelerado.

Se durante este período você sentir que sua bolsa se rompeu ou sentir contrações regulares, alerte o seu médico rapidamente, pois é sinal que o seu bebê quer sair.