Você está aqui: Semana a Semana » 0 a 12 meses » Bebê com 10 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Bebê com 10 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

O processo de desenvolvimento de uma criança começa cedo, desde quando bebê, nos primeiros seis meses de vida. Mas é no décimo mês de vida que a criança já tem o conhecimento do seu ‘poder’ de reclamar, utilizando o choro e as manhas para que os pais lhe atendam. Neste momento, os pais devem estar ligados e começarem a determinar os limites, falar não quando for preciso, em especial em circunstâncias de perigo.

Em relação ao desenvolvimento neurológico e a capacidade de coordenação motora, o bebê já pode se manter em pé segurando na grade, utilizando-a como um suporte, desde os nove meses de idade. Alguns deles engatinham e pegam os brinquedos com os dedos indicador e polegar, para firmar os objetos. Nesta idade, até o primeiro ano completado, é o momento em que o bebê tem o aperfeiçoamento da parte motora e da atenção na visão, e pode ter um começo de visão de profundidade. Com isso, como incentivo, é recomendável colocá-lo em lugares espaçosos, com liberdade para engatinhar, sem a necessidade de andadores.

Bebe com 10 meses de idade

Dez meses é uma idade para se incentivar a mastigação. O responsável pela criança deve, então, amassar a comida (papinha) com a colher, além de adicionar a esse alimento os iogurtes naturais e pães integrais. Qualquer líquido pode ser dado à criança através do copo.

Os principais cuidados com bebês de dez meses devem ser quanto a atenção para evitar acidentes quando ela engatinha, pois ela pode levar objetos pequenos à boca, encostar em peças pontiagudas e se machucar, levar choque em tomadas e outros objetos elétricos. É preciso ter cuidado com as moedas que caem no chão, com os brinquedos indicados para crianças mais velhas ou quaisquer objetos que caiba na boca do bebê. Com dez meses, as doenças mais comuns são as mesmas dos meses anteriores, como por exemplo a infecção respiratória e a bronquiolite.

Aos dez meses do bebê, espera-se que os pais já tenha tomado as devidas precauções com vacinas. No futuro, apenas com um ano de idade a criança deve tomar outras vacinas, a não ser que haja campanha de vacinação, regional ou nacional.



Comente sobre este assunto