Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » 15 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

15 Semanas de Gravidez – Semana a Semana

compartilhe esse link: comentários (62) imprimir

15 semanas de GestaçãoApós 15 semanas de gestação talvez você esteja mais acostumada com a gravidez, ou até mesmo morrendo de felicidade porque finalmente conseguiu engravidar.

A esta altura você deve estar muito mais confortável do que nas outras semanas, e sem dúvida cada dia que se passa você está ainda mais ansiosa pelo dia do parto.

Enquanto o dia do parto não chega só resta você continuar lendo e descobrir as novidades que estão por vir nesta semana. Acompanhe:

O desenvolvimento do seu bebê

Semana após semana o seu bebê continua crescendo rapidamente. Nesta semana ele está pesando aproximadamente 70 gramas e medindo em torno de 10 a 11 cm de comprimento.

Neste momento, as perninhas do seu bebê estão maiores do que os braços. As sobrancelhas e os pêlos podem começar a aparecer, e isso, sem dúvida, deve deixar você um pouco curiosa para saber qual será a cor dos cabelos. Mas acalme-se, pois logo logo você poderá satisfazer essa curiosidade.

Este semana o seu bebê vai começar a produzir lanugem, isso mesmo que você leu, lanugem. Lanugem é um pêlo suave e fino que cobre o corpo do seu bebê até poucas semanas antes do nascimento. Geralmente, esse pêlo cai no oitavo mês de gravidez, mas pode persistir em alguns recém-nascidos durante um curto período de tempo. Os bebês prematuros são mais propensos a nascer com esses pêlos.

Devido a retenção de cálcio, os ossos do corpo do seu bebê estão começando a ficar cada vez mais duros, e a sua pele continua como um papel fino a ponto de poder ver – através do exame ultra-som – os vasos sanguíneos.

Outra novidade desta semana é que o seu bebê irá começar a exercitar os seus músculos, e talvez você comece a sentir o seu bebê fazer os seus primeiros movimentos na sua barriga. A princípio você achará um pouco estranho, mas logo logo você vai se acostumando.

Alterações no seu corpo

Apesar de ter passado quase 5 meses de gestação, talvez você ainda não tenha se acostumado com a barriga e esteja tendo algumas dificuldades para dormir. O que você deve fazer nesses casos, é procurar uma posição que seja confortável para você.

Geralmente, a posição que melhor se adequa para as mulheres é deitar-se de lado, e além disso, essa posição proporciona uma melhor circulação sanguínea e faz com que o feto receba melhor os nutrientes. Se você ainda não está acostumada com esta posição, comece a praticar o quanto antes.

Outro sintoma que pode estar incomodando você durante esta semana é a salivação excessiva, o que é absolutamente normal na sua fase de gestação. Embora a salivação excessiva seja inconveniente, não é algo que você deva se preocupar.

Cuidados com o seu corpo

A cada dia que se passa você está sentindo mais grávida, mais radiante e mais sonolenta. Nesta fase da sua gestação você pode começar a ficar com sono a todo instante, o que por um lado pode ser bom, pois não há nada melhor que tirar aquele cochilo gosto no sofá enquanto assistimos televisão, mas por outro lado, se você dirige, a atenção deve ser redobrada e você jamais poderá cochilar durante o volante.

Como usar o cinto de segurança corretamente:
Outro detalhe que você também deve ficar atenta enquanto estiver dirigindo é na hora de colocar o cinto de segurança.

Cinto de Segurança

A forma correta de usar o cinto de segurança e evitar que ele se torne uma arma em casos de acidentes, é colocando a faixa diagonal do cinto passando pelo tórax e a faixa inferior posicionada embaixo da barriga, assim como na imagem acima.

The following two tabs change content below.

Fabio Pereira

Fábio Pereira cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é fundador do Semana a Semana, entusiasta em assuntos sobre gravidez e sonha em ter filhos com sua cara metade que ainda não encontrou.

Latest posts by Fabio Pereira (see all)

Comentários

Comentários



Comentários postados (62)

ola faço 15 semanas amanhã,não vejo a hora de sentir meu bebe mecher e de saber o sexo …….

estou com 15 semanas e 1 dia isso que dezer que eu to com quantos demes

oi me chamo daiani eu estou gravida de 15 semanas e eu estou amando a minha gravidez e estou muito feliz estou curiosa pra saber o que e meu bebe se e menina ou menino mas vou fazer o ultrasom com 6 mes eu acho que ah ja da pra ver o sexo do bebe bjs pra todas mamaes

olá meninas….estou com quase 15 semanas e acredito q sinto meu bebe mexer…alguma de vcs ja sentiu isso….

oi não sei se sou só eu mas quando clico no quadradinho do 15 vou parar na semana 25!!! acho que o link está errado!! mas as matérias são ótimas!!

Muito boa a materia…

OLÁ ESTOU 14 SEMANA E ESTOU MUITO FELIZ.

Desde quando 15 semanas da 5 meses de gestação?

fiz uma eco quando estava de 9 semanas e o medico ja achava e era um menino, agora com 15 semanas fiz outra e deu menino mesmo. o medico falou que o meu bebe esta pesando 117g e nao engordei nada alias emagresi 1kg e meio, mas a materia falou que o bebe deveria estar pesando aproximadamente 70g o meu bebe esta obeco?

Ola mamães tbm fiz meu ultra, estou com 15 semanas o medico falou que esta td bem com meu anjinho…me sentindo muito feliz por Deus ter me dado este presente maravilhoso.

Estou muito satisfeita com esses assuntos e esclarecimentos sobre a gravidez, estou com 15 semanas e logo irei fazer o exame para saber se será a Izabella ou o Arthur! muito grata por propiciar a nós mães esses momentos que auxiliam e nos alegram em acompanhar a gestação em cada semana de desenvolvimento dessas bençãos que estão chegando e trazendo mais felicidades em nossas vidas.

Olá futuras mamães, é ótimo encontrar uma matéria com tudo explicadinho sobre o desenvolvimento do meu bebê e as mudanças no meu corpo, todas as semanas dou uma passadinha por aqui pra me atualizar e é ótimo ver os comentarios de vocês que estão na mesma fase que eu. Também estou com 15 semanas ainda não reconheço os movimentos do meu bebê, mas estou super ansiosa para senti-lo(a) e saber se será príncipe ou uma princesa! Beijos e boa gestação a todas!

Comente sobre este assunto

Pergunte!

Dicas grátis no seu email!

Acompanhe-nos