Você está aqui: Semana a Semana » 1 a 3 anos » Criança com 2 anos e 10 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Criança com 2 anos e 10 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Aos 34 meses de idade as crianças já estão bem espertinhas. Elas já querem ser socialmente engajadas. Nesse sentido, a criança começa a valorizar mais os amigos, ela geralmente já tem um ou dois amigos que ela considera os favoritos. Nessa idade também ela está começando a reconhecer semelhanças e diferenças entre as pessoas, por exemplo, pessoas brancas, negras, magras, gordas, altas, baixinhas, etc. Ajude seu filho a entender as diferenças, os pais são a maior referência de ética e respeito que as crianças poderão ter. Ensine seu filho a ter orgulho de sua própria cultura e também respeito pela cultura dos demais. Explique para seu filho nos diálogos do dia a dia que as pessoas são diferentes em todos os aspectos, seja na aparência física, como na forma de se vestir e que isso é o que o mundo tem de mais bonito a oferecer.

Criança com 2 anos e 10 meses de idade

Faça a seguinte analogia ao seu filho: imagine um jardim, onde todas as flores são cinza e tem o mesmo tamanho e formato, e agora imagine um jardim com muitas flores diferentes, coloridas, de formatos e tamanhos diferentes. Qual é o mais bonito? Claro que o colorido! Assim também é a sociedade, quanto mais colorida e diferente, mais bonita. Esse tipo de diálogo lúdico incentivará seu filho a ter postura respeitosa para com todos os indivíduos.

Medo de escuro

Não menospreze o medo da criança, isso pode fazer o medo se prolongar ainda mais e tirar a confiança que a criança tem de contar seus sentimentos; tente responder com sensibilidade as reações de seu filho, isso dará a ele maior confiança; você pode eleger um urso de pelúcia como seu “protetor”! E dizer que ele está ali cuidando para que nada atrapalhe o sono dele. Tente usar a criatividade para lidar com a situação de maneira lúdica.Nessa idade, as crianças estão em desenvolvimento, nesse caso, elas têm dificuldade de entender os limites entre a fantasia e a realidade, pois estão intensamente envolvidas nos seus mundos de fingimento e imaginação. Por conta disso, elas pensam, na cabecinha delas, que o dragão do livro de contos de fadas pode surgir a qualquer momento ou o bicho papão pode aparecer debaixo da cama. Se seu filho vem demonstrando medo na hora de dormir e insiste em permanecer com a luz acessa, algumas dicas são importantes:



Comente sobre este assunto