DúvidasNenhum comentário

Embrião com 8 meses de gestação

O oitavo mês de gestação – 29ª a 34ª semana – é o período em que a grávida mais sente cansaço, dores, inchaços e começa a ter algumas contrações também. Isso acontece porque, nesta altura, o bebê já está prontinho para nascer e, normalmente, já está encaixado no colo do útero.

A esta altura também, o bebê já mede mais de 40 cm e pesa aproximadamente 2,5 kg. Como está grande, o bebê já não consegue se mexer tanto, mas ele gira e braçadas e cotoveladas são sentidas constantemente pela mãe. É o seu filho querendo vir ao mundo!

Desenvolvimento do bebê

Nesta fase, o bebê está quase formado completamente. O que falta é terminar de desenvolver os pulmões e é por isso que crianças nascidas até a 37ª semana são consideradas prematuras. No entanto, mesmo que o nascimento ocorra de forma antecipada, o bebê já possui grandes chances de vida.

A maioria dos principais órgãos já estão funcionando e o crescimento acontece de forma acelerada a partir do oitavo mês. A estrutura dos olhos e da visão está formada completamente e o bebê já desenvolveu a audição nessa etapa.

Embrião com 8 meses de gestação

Embrião com 8 meses de gestação

Como o bebê não possui mais tanto espaço para se mexer dentro do útero, agora ele vira para baixo, pois é a posição mais confortável, e mantém isso até a data do nascimento. E os chutes continuam sem parar!

Alterações no corpo da Mãe

Corpo da gestante durante 8 meses de gravidez

Corpo da gestante durante 8 meses de gravidez

A data do parto está chegando e a gestante, provavelmente, estará com a ansiedade à flor da pele pensando no nascimento do bebê. Porém, esta é uma das fases mais delicadas da gravidez, pois a mulher se sente extremamente sensível e desconfortável.

São vários quilos a mais na sua estrutura corpórea, por isso, as dores nas costas, nas pernas, os inchaços nos pés, no rosto e falta de ar são muito comuns. Ir fazer uma compra no mercado para gestante, nesta fase, já não é tão simples e amarrar os sapatos é tarefa impossível.

Portanto, na hora de dormir, coloque travesseiros por toda a cama, instale as pernas neles e arrume a posição mais confortável para você e o bebê. Muitas gestantes só conseguem dormir de barriga para cima nessa etapa. As contrações de Braxton-Hicks aparecem cada vez em intervalos menores, é o corpo se preparando para o parto. Tenha calma!

Os seios doem e começam a vazar leite, pois você está pronta para começar a amamentar. Outros sintomas comuns são o aparecimento da leucorreia e aumento da umidade vaginal, um tipo de corrimento onde o líquido que alimenta o feto começa a ser liberado e, em alguns casos, hemorroidas.

Como devo me alimentar?

No último mês de gravidez, é bastante comum que as gestantes sintam muita azia. Para evitar o mal-estar, invista em comidas mais leves, como vegetais e legumes, que além de serem saudáveis, são de baixa caloria e muito nutritivos. Coma devagar, faça um pequeno intervalo entre as refeições, pois a sua necessidade de consumir energia estará maior, o que aumenta a fome, e mastigue bem.

Outro sintoma bem comumé a insônia, pois a ansiedade tende a estar a mil. Sendo assim, evite ceder àqueles desejos de assaltar a geladeira repleta de doces pela madrugada, pois esses alimentos são constituídos de muito açúcar e são pouco nutritivos, além de aumentar a azia. E evite também a ingestão de café e chocolate, pois são estimulantes que tiram o sono mais ainda!

Seja o primeiro a comentar.

Adicione um comentário