Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » Exames do segundo trimestre de gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Exames do segundo trimestre de gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Do terceiro ao sexto mês de gravidez, é que a mulher poderá de fato aproveitar a fase da gestação. Os enjoos matinais já não são mais problema, assim como o sono excessivo também não está mais a atingindo. Assim, o quartinho da criança começa a ser planejado pela mamãe e essa é a fase em que muitas mulheres fazem seu chá de bebê, para comemorar junto a familiares e amigos esse momento tão especial e ainda ganhar alguns presentinhos que com certeza serão muito úteis após o nascimento do bebê.

Como são os exames

Os exames principais dessa fase são as ultrassonografias, que tem como função observar e esclarecer para a mãe como está o desenvolvimento do bebê, aumentando consideravelmente o fato ansiedade, mas de um jeito bom. As consultas ao obstetra acontecem mensalmente mais por uma questão de controle e acompanhamento. Com mais de um quilo, o bebê começa a de fato fazer parte do corpo da mãe, podendo algumas vezes causar dores nas costas ou desconforto na hora de dormir, mas somente nas primeiras vezes, já que rapidamente a gestante irá encontrar as posições preferidas para dormir e também irá identificar maneiras de aliviar as dores nas costas através de massagens.

O ultrassom morfológico é um tipo de ultrassom solicitado nesse período que irá garantir que o obstetra e a mãe possam ter acesso a detalhes mais específicos sobre a saúde do bebê. O funcionamento dos órgãos do bebê será verificado, e no caso de observação de qualquer tipo de problema, o médico poderá tomar suas ações de acordo com a necessidade. Para identificar e evitar a possibilidade de parto prematuro, o médico irá dar instruções à gestante para que ela fique de repouso e evite esforços em geral.

Foto de uma ultrassom morfológico de 11 semanas

Foto de uma ultrassom morfológico de 11 semanas

Além do ultrassom morfológico, o exame de sangue será solicitado para que o médico possa conferir os níveis de ferro e de outros itens existentes na corrente sanguínea. No caso de observação de anemia ou de qualquer outro tipo de problema, o médico poderá sugerir uma dieta alimentar específica, e em casos mais específicos, poderá ser necessário a injeção de insulina. De fato, o segundo trimestre é uma fase em que a gestante não terá tantas demandas de exames mais pesados, mas sim, poderá curtir o momento para seguir seu pré-natal da melhor maneira possível, sempre respeitando as solicitações do médico, mantendo uma dieta balanceada, e contando com o apoio de amigos e familiares para garantir tranquilidade não só durante o momento do parto, mas durante todo o período de gravidez.

Basicamente, se comprometendo em seguir as instruções médicas e tomando os cuidados devidos para garantir a saúde própria e a saúde do bebê, a gestação será um período tranquilo e cheio de novas descobertas. Qualquer tipo de alteração no corpo ou no organismo deverá ser comunicada ao médico, evitando assim, qualquer tipo de diagnóstico tardio ou complicação no momento do parto, especialmente. Seguir as instruções médicas e cumpri-las de fato, é a garantir de ter um bebê saudável e uma mãe tranquila.



Comente sobre este assunto