Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Gravidez: 16° Semana de Gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Gravidez: 16° Semana de Gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Parabéns! você está grávida de 16 semanas, as coisas estão ficando muito emocionantes. No seu próximo compromisso, seu OB provavelmente começará a medir sua altura. Você descobrirá em breve com grande detalhes que irá se pesá-la e falar sobre como se sente para o seu médico. Seu bebê está com cerca de 17,5 cm de comprimento da cabeça aos pés e pesa aproximadamente 200 gramas e é do tamanho de uma maçã. Neste momento o seu bebê agora é maior que a placenta.

Outra visita pré-natal pode ser planejada durante esta semana, onde poderá ouvir os batimentos cardíacos do bebê novamente. Ainda mais emocionante será o chute do bebê, que pode acontecer a partir desta semana, portanto, preste atenção aos sentimentos sutis na sua barriga de 16 semana. Outro fato legal? o bebê está começando a ouvir sua voz, portanto, sinta-se à vontade para conversar com ele sobre qualquer chance que tiver.

O líquido amniótico ao redor do seu bebê está aumentando, permitindo que ele se mova livremente, flutuando como um astronauta no espaço. No entanto, a maioria das mulheres ainda não conseguem sentir esses movimentos. O cordão umbilical do seu bebê agora está completamente maduro.

Que sintomas são esses?

Há mais motivos para se comemorar: existem cerca de 16 semanas de sintomas de gravidez que são bons. Por exemplo, em algumas mães os cabelos e unhas crescem mais rápidos. Seu cabelo pode parecer mais grosso e brilhante e sua pele também pode ficar radiante. Daqui em diante você pode estar sentindo com 16 semanas de gravidez:

  • Dores nas costas;
  • Peitos maiores;
  • Prisão de ventre;
  • Esquecimento;
  • Olhos secos, com coceira e sensíveis;
  • Pele brilhante.

Caso você esteja com dezesseis semanas de gravidez, provavelmente seus sintomas não são diferentes dos de uma mãe que está grávida de um bebe nesse momento. Durante este momento é provável que você deseje manter seu médico informado sobre todos os seus sintomas,uma vez que uma gravidez de gêmeos é considerada de maior risco, o médico desejará manter você perto você e seus bebês.

Ultra-som grávida: você precisa?

Ao caso de você tiver uma consulta pré-natal de quatro meses agendado para esta semana, poderá fazer um ultra-som de 16 semanas. O seu médico fará um exame físico, e também medirá sua barriga para solicitar alguns exames. O seu médico também verificará sua pressão arterial. As vacinas também são oferecidas nesse período, incluindo a vacina contra a tosse convulsa. Ser vacinada pode proteger seu bebê durante a gravidez e após o nascimento.

Como o seu bebê está crescendo?

Nesta altura da gravidez todos os membros e articulações agora estão totalmente formados – e provavelmente eles estão gostando de dar a todos um bom alongamento e flexibilidade. Eles também podem ter ‘encontrado’ o polegar e decidido como sugá-lo agora. Quão fofo é isso?

Agora que a espinha dorsal ficou mais forte, ele começará a endireitar mais a cabeça e o pescoço. O sistema nervoso agora estão agora fazendo conexões com todos os músculos, para que você possa descobrir que seu bebê começa a se mover com pouco mais de propósito.

Há agora a possibilidade do seu bebê começar a movimentar os músculos do rosto, o que significa que as expressões faciais estão começando a aparecer, mesmo que seu filho ainda não tenha controle sobre eles.

Você sabia?

  • Se uma luz brilhante brilhar na barriga da mãe durante os quatro meses o feto se afasta;
  • Bebês bocejam no ventre;
  • Por volta de agora, os olhos do seu bebê começam a ficar sensíveis à luz;
  • Seu bebê pode fazer um punho e chupar o polegar;
  • Eles podem mover os olhos e fechar e abrir as pálpebras.


Comente sobre este assunto