Você está aqui: Semana a Semana » Crianças » Criança: 3 a 6 anos » Criança com 5 anos e 4 meses de idade

Criança com 5 anos e 4 meses de idade

compartilhe esse link:
Pergunta:(0) imprimir

Com cinco anos e 4 meses da idade a compreensão simbólica das crianças já é bem elevada, por conta disso elas já têm condição de entender os conceitos de certo e errado, logo, já podem ser introduzidas a algumas regras.

Nessa idade as crianças gostam muito de chamar atenção dos demais (sobretudo dos adultos) para si, por exemplo, com falas como:

  • Pessoal, olhem para mim, estou construindo um castelo.
  • Mãe veja, eu consegui subir na árvore.
  • Pai, olha, eu venci o jogo de videogame!

Tenha paciência com seu filho, ele não está tentando te monopolizar. Acontece que, para as crianças, os pais nessa idade representam fortes modelos de segurança e referência, assim, esse tipo de atitude visa, sobretudo, refinar as estratégias sociais. Sendo assim, seja paciente, toda criança gosta e precisa de reconhecimento social, elogie, abrace e mostre interesse pelo mundo do seu filho (por mais chato que isso possa parecer ser, às vezes).

Criança com 5 anos e 4 meses de idadeA criança nessa idade rotineiramente se compara a outras crianças, como forma de medir seu valor pessoal. Por exemplo:

  • O pai do meu amiguinho deu a ele e um videogame moderníssimo e o meu me deu um jogo de tabuleiros sem graça!

Como elas já são socialmente habilidosas, as crianças inconscientemente buscam através dessas falas gerar um desconforto no pai para que ele compre aquilo que ela quer. Pais, não caiam nesses jogos emocionais, vocês devem mostrar que é preciso que eles o respeitem e que as pessoas são diferentes e vivem de forma diferente, logo, ele não deve ser igual ao pai do amiguinho e nem fazer as mesmas coisas. Explique que a beleza do mundo está nas diferenças, o que seria, por exemplo, do azul se todo mundo gostasse apenas da cor vermelha. Certamente o mundo seria muito menos bonito, afinal, o que faz uma ou outra bonita é o contraste que há entre elas e que permite que vejamos a beleza das diferenças.

Precisamos lembrar também que na TV há uma excessiva quantidade de publicidade voltada ao público infantil, geralmente de alimentos insalubres ou brinquedos e roupas de marcas caras. Não seja refém da televisão, converse com seus filhos e controle a quantidade de períodos e o tipo de conteúdo que ele assiste.



Comente sobre este assunto

Seja endorsada pelo site Semana a Semana.
Copie e cole o código abaixo no seu blog e confirme.