DúvidasNenhum comentário

Embrião com 6 meses de gestação

O casal realiza mais um grande sonho: descobre que há um bebê a caminho! Afinal, nada se compara com a felicidade de ter uma nova vida enchendo a casa de sonhos, sorrisos e boas energias. A partir do momento que o bebê começa a ser gerado no ventre materno, é um milagre que acontece dia após dia. Os nove meses de gestação formam um período especial para toda a família, que transforma sua rotina se for necessário para garantir a qualidade de vida da gestante!

Corpo da gestante durante 6 meses de gravidez

Corpo da gestante durante 6 meses de gravidez

O organismo da mulher sofre grandes alterações durante a gravidez, para abrigar essa nova pessoa de modo que ela possa se desenvolver e se preparar para encarar o mundo ao final de nove meses! A saúde da mãe torna-se frágil, de modo que ela deve redobrar os cuidados consigo mesma, pelo próprio bem e também em prol da criança que está para nascer.

Cada um dos meses da gestação apresenta características diferentes, tanto em relação ao crescimento do bebê quanto ao corpo da mãe e às suas necessidades. Agora, vamos abordar mais detalhadamente o sexto mês de gravidez, ou seja, o período que vai da 21ª até a 24ª semana lunar (o calendário lunar é usado para compensar o fato de que existem meses com 28, 30 e 31 dias). Nesta fase, o bebê se movimenta muito dentro da barriga da mãe, e chega a acordá-la em plena madrugada, de tanto se mexer!

É também por volta do sexto mês que aparecem as unhas, os pelos e cabelos tornam-se mais visíveis, assim como cílios e sobrancelhas, além de uma substância que irá proteger sua pele contra a desidratação. No início desta fase, o feto mede aproximadamente 18 centímetros e pesa 310 gramas, quando está indo para o sétimo mês, já tem em média 23 centímetros e 540 gramas, ou seja, um crescimento significativo. Além disso, com seis meses de gestação, esta pequena criança já pode ouvir as vozes das pessoas que falam com ela, por isso, os familiares já podem dizer o quanto ela é amada! Você também já pode colocar uma música relaxante, e a tranquilidade será transmitida ao bebê.

Embrião com 6 meses de gestação

Embrião com 6 meses de gestação

Ao longo do sexto mês, o bebê começa a tomar a aparência de uma criança recém-nascida, no entanto, ainda bem magrinho e frágil, naturalmente, enquanto a mãe já deve ter engordado em torno de 5 kg e a barriga está em um tamanho médio. Além disso, as náuseas que tanto incomodaram no início podem desaparecer a partir de agora, fazendo com que seja esta uma fase muito agradável! A coluna da mãe se curva sutilmente para frente, e as dores nas costas são normais e estão relacionadas ao aumento dos seios e do útero.

Um alerta importante para as futuras mamães: durante os dias que correspondem ao sexto mês, o cérebro do bebê está se desenvolvendo muito, por isso, a alimentação é extremamente importante para favorecer esta atividade! Procure incluir o ômega 3 em sua dieta diária, nutriente presente no salmão, bacalhau, atum, brócolis, couve e rúcula. Além disso, o cálcio é fundamental para que o bebê nasça com ossos e dentes fortes e saudáveis! O ferro deve estar na alimentação da gestante sempre, pois ela é mais susceptível ao desenvolvimento de anemia. E para favorecer a circulação sanguínea e amenizar os inchaços, não se esqueça da hidratação.

Não se assuste ao sentir contrações no sexto mês, pois nesta fase elas são comuns e chamadas de Braxton Hicks e existem para preparar o corpo da gestante para as contrações que aparecem no fim da gravidez.

Seja o primeiro a comentar.

Adicione um comentário