DúvidasNenhum comentário

Embrião com 4 meses de gestação

O quarto mês de gravidez é um dos períodos mais importantes na vida de uma gestante. É entre a semana 13 e a 16 do calendário lunar (que é o utilizado para fazer as contas da gestação) que o bebê se encontra em sua fase de formação mais ativa. Ao final do quarto mês praticamente todo o corpo do bebê está formado e é nesta época que as gestantes geralmente conhecem o sexo do bebê. É importante lembrar que cada caso é um caso e existem mães que só sabem se é menino ou menina nos últimos meses. No caso de ser um menino é mais fácil, mas quando é uma menina é possível que a mãe demore um pouco mais para saber.

Corpo da gestante durante 4 meses de gravidez

Corpo da gestante durante 4 meses de gravidez

A barriga, parte do corpo que mais fascina as mulheres durante a gravidez, começa a crescer de fato. Dores começam a ser mais comuns a partir de agora e o volume da barriga começa a ser mais notável. Muitas mulheres estão ansiosas para o crescimento da barriga, já que a maioria gosta mesmo é de mostrar, tirar fotos. É um momento único, que proporciona uma alegria imensa, principalmente para quem está sendo mãe pela primeira vez. Porém, com o crescimento da barriga, alguns incômodos também aparecem: dormir se torna ainda mais difícil e usar cinto de segurança nos carros, por incrível que pareça, pode ser uma tarefa realmente desconfortável.

Algumas transformações no corpo da gestante também começam a aparecer no quarto mês, ou entre a décima terceira e décima sexta semana. Algumas delas ocorrem nos seios, pois é nesta época que o leite materno começa realmente a ser criado e ‘vazamentos’ começam a se tornar mais comuns. A auréola fica mais escura e maior com o passar do tempo. Isso é completamente normal e consiste num processo do próprio corpo da gestante para se preparar para o período de amamentação.

A ossificação é intensa durante o quarto mês, por isso, na alimentação da gestante, o consumo de altas quantidades de cálcio é essencial. Portanto, consumir leite e seus derivados, brócolis, couve, agrião, aveia e gergelim é uma regra certa para que a formação dos ossos seja completa e sem complicações. É nessa época que o bebê cresce realmente em proporções, por isso, manter uma dieta saudável e equilibrada é fundamental. Outra dica é o consumo de líquidos. Água e sucos em abundância permitem que os fluídos do seu corpo e do corpo do bebê sejam sempre purificados.

Embrião com 4 meses de gestação

Embrião com 4 meses de gestação

Para estas duas dificuldades há soluções práticas. No caso do cinto de segurança, o correto é usar a parte que fica reta, sobre o colo, abaixo da barriga. Algumas mulheres colocam o cinto sobre a barriga, mas isso pode causar ainda mais dor e desconforto, além de poder prejudicar o bebê. Já ao dormir, durma de lado, de preferência sobre o lado esquerdo. A explicação é simples: do lado esquerdo o pulmão é menor por conta do coração. Por isso, deixar liberado o lado direito permite que sua respiração seja feita de forma mais fácil, evitando assim, falta de ar e incômodos maiores.

O quarto mês é o início da gravidez propriamente dita, é quando você realmente se sente grávida. Por isso, todo cuidado é pouco: vá ao médico sempre, informe tudo que acontece no seu corpo para que ele possa manter tudo sob controle. De qualquer forma, é o seu momento e de seu bebê. Curta tudo e aproveite para registrar em vídeos e fotos. Certamente este é um dos momentos mais felizes que você irá viver em toda a sua vida, portanto não deixe passar em branco, você será mãe!

Seja o primeiro a comentar.

Adicione um comentário