Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » 3 Meses de Gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

3 Meses de Gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Os três meses – ou 14 semanas – de gestação correspondem ao primeiro trimestre de gravidez, e é uma etapa onde o feto começa a ampliar o seu desenvolvimento, com o nascimento de dedinhos, começo das unhas e várias outras coisas. É também o período em que as mulheres costumam mais reclamar de enjoos e outros tipos de mal estar.

O corpo, nesta etapa, começa a se preparar para as principais mudanças que sofre com a gestação, afinal, a mulher está aumentando de peso, exigindo mais da coluna, da sustentação do corpo e, por isso, passa por momentos difíceis, além do descontrole hormonal, que deixa as grávidas mais sensíveis às emoções e, por vezes, as deixa muito irritadas.

O que devo comer nesse período?

No começo da gestação, é normal que as mães sintam muito enjoos e podem até apresentar uma diminuição de peso no começo. Portanto, para as que sentem os sintomas de maneira muito forte e não conseguem se alimentar, as bolachas de água e sal e torradas integrais são de grande ajuda.

Por serem alimentos secos, elas melhoram a sensação de mal estar e aliviam os enjoos. Sendo assim, deixe esse tipo de alimentos na cabeceira da sua cama. Assim, sempre que estiver enjoada, eles vão ajudar.

Além disso, como é um período em que o bebê depende muito da sua alimentação, é recomendada a ingestão de vitaminas, cereais, muita água e alimentos leves. Abuse das frutas, verduras, folhas verdes e vegetais, afinal eles são uma fonte natural de cálcio, ferro, vitaminas e minerais.

O que a gestante deve evitar?

Evite carne mal passada. Isso vale tanto para os tradicionais bifes bovinos, como para os deliciosos sushi e sashimi. Sendo assim, durante a gravidez só consuma carnes leves e muito bem passadas. Várias doenças podem ser transmitidas através da carne mal cozida, e esse é um momento em que o organismo da gestante está mais sensível do que o normal.

Ainda, evite passar por momentos de muito estresse, ansiedade ou atividades que vão exigir muito de você. Esse é um período que deve ser aproveitado ao máximo e, portanto, você pode realizar as atividades mais simples, que não exigem muito do seu físico. Atividades físicas ajudam na saúde do bebê, crescimento saudável, com os desconfortos e técnicas de respiração para quando chegar o momento do parto.

O que o bebê já faz na barriga?

Nesse momento o seu bebê já está bem espertinho dentro do útero. Ele já começa a reconhecer a voz dos pais, começa a ficar mais agitado, apresentando chutes e viradas repentinas dentro da barriga, e também começa a regular os horários de sono.

Embrião com 3 meses de gestação

Embrião com 3 meses de gestação

Finalizando o ciclo de desenvolvimento embrionário, o bebê com 14 semanas já fica com a cabeça para cima e começa a mexer as mãos, os braços e os pés com muita agilidade. Nesta etapa, o feto começa a reagir aos estímulos e é uma das épocas de mais felicidade para as mães, pois, de dentro da barriga, o bebê responde ao que falamos na parte exterior. É importante conversar muito com o seu filho, pois agora ele escuta tudo e especialistas confirmam que o início do desenvolvimento da linguagem começa nesse momento.

Sendo assim, fique por algum tempo falando com o bebê, lendo histórias e deixe que as outras pessoas também façam isso. Dessa forma o seu bebê se acostuma desde cedo à riqueza das interações humanas. Mesmo de dentro da barriga, o seu filho emite sinais de alegria (como risadinhas) e se sente muito bem quando é acariciado e paparicado.



Comente sobre este assunto