Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Alimentação » 3° Semana de Gravidez : Alterações e Vitaminas
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

3° Semana de Gravidez : Alterações e Vitaminas

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir
 Depois de passarmos pela primeira e pela segunda semana; já podemos considerar oficialmente que você encontra-se grávida. Parabéns, papais! Estamos muito felizes por você. Por isso vamos à próxima fase: a Terceira Semana. Nesta semana da gravidez a grávida se encontrará em processo de fertilização e neste processo; assim como durante o processo, de fertlização o espermatozóide terá encontrado o óvulo e o fecundado.

3 Semanas de GestaçãoAssim sendo, ainda que mesmo que a mulher não venha a se sentir como propriamente grávida, na realidade já podemos contar que um lindo bebê vem se desenvolvendo dentro de seu organismo! Apesar Do feto ter sido concebido a pouco tempo, ele ( ou ela ) já está se esforçando ao máximo pela sobrevivência da vida. O processo de desenvolvimento passa então a ocorrer dentro de seu corpo.

O óvulo que foi fertilizado passa, nesta etapa, por um processo de divisão celular onde depois viajará para baixo da trompa de Falópio; em seguida entrará para o interior do útero e ali permanecerá durante os próximos sete dias. Então, o óvulo fertilizado se implantará na parede uterina e continuará a crescer e a se desenvolver.

Alterações no seu corpo

Durante esta terceira semana, onde a gestação possui um início real e palpável; a mulher poderá a começar a sentir alguns sintomas reais da gravidez. Estes sintomas variam muito de mulher para mulher e de gravdez para gravides. Os sintomas pode ser algo como fadiga, micção freqüente e inchaço nos seios.Quando falamos que varia muito estamos considerando o caso das grávidas que encontram-se na segunda ou terceira gravidez e afirmam que esta está sendo completamente diferente das anteriores. Como frisamos desde o início; toda a gravidez é única e mágica, assim como todo o bebê é único e todo o ser humano é singular. Por isso nem sempre os sintomas podem ser considerados iguais, mas certamente algum destes sintomas começára a despontar e você irá identificar.

Estes sintomas citados acimas são normais, por isso não se preocupe. Durante a terceira semana de gravidez isto é mais do que corriqueiro e portanto não exige preocupações nem ansiedade. Com o tempo e aos poucos você deixará de ter estes sintomas e eles cederão espaço a gravidez regular.

No vídeo abaixo você poderá conferir em detalhes outras novidades que acontecerão durante esta semana. Confira:

Vitaminas

Durante esta terceira semana da gravidez, os médicos recomendam que as gestantes comecem a ingerir vitaminas pré-natais. Tambem pudera; a terceira semana é o período ideal para começar principalmente por tratar-se do início concreto da gestação, onde o feto encontra-se em pleno processo de desenvolvimento e virá a absorver todo o tipo de vitaminas, nutrientes e minerais para seu crescimento. Há casos em que a vitamina não somente é necessária como propriedades fundamentais para uma gravidez segura como nos casos de mulheres com histórico de abuso de determinadas substância; mulheres grávidas de gêmeos ou mulheres com intolerância à lactose, pois são estas grávidas as que mais necessitam das vitaminas pré-natais e suplementos.
É bom a grávida já ter em mente a importância de alguns nutrientes fundamentais durante o estágio de gravidez, até porque a importância não diminuirá durante toda a fase de gestação e será reforçado por longos nove meses. O cálcio é um desses nutrientes fundamentais. O cálcio é uma vitamina essencial durante a gravidez, pois é ele que concede ao seu corpo a construção dos ossos do seu bebê. Poucos pais imaginam, mas a deficiência do cálcio também é uma razão para a ocorrência da osteoporose no futuro. Por isso é aconselhável que a gestante consuma uma boa quantidade de cálcio. Sempre acompanhada e instuída pelo médico e profissionais que acompanhem a gestação. Geralmente durante a gravidez pode ser comum que o obstetra instrua a paciente a procurar uma nutricionista e este é um momento importante, este profissional médico terá o cuidado de analisar seu estilo e dieta de alimentação e saberá lhe fornecer todas as respostas e dúvidas necessárias, além de sanar futuras preocupações quanto a alimentação. Mamães vegetarianas devem ater-se com atenção a este tópico.

Muitas vezes uma gravidez pode transcorrer tranquilamente durante todo o seu percurso com a dieta vegetariana. Para isto é necessário manter-se em contato com seu médico, com seu nutricionista e realizar todos os exames de praxe da gravidez. Algumas grávidas vegetarianas vêem-se no dilema de abandonar sua dieta sem carnes, pois simplesmente não conseguem suprir a necessidade vitamínica de seu feto e de seu corpo podendo inclusive acarretar distúrbios graves de alimentação como a anêmia em seu pior formato: o crônico. Isso, porém, não é um assunto que deva preocupar-se de início, mas é importante que desde esta primeira semana o assunto e o estilo vegetariano seja conversado, debatido e acompanhado pela junta médic que acompanha a sua gravidez para futuramente não vier a acarretar problemas mais sérios. Em casos de gravidez cuja dieta é estritamente vegetariana ou vegan é necessária uma reposição e ingestão de suplementos extras como cápsulas de B-12. Por isto seja sempre aberta com seu médico.

Além do cálcio outra vitamina mostra-se fundamental para a gravidez: o ferro! Ele também é uma vitamina essencial durante a gestação, pois faz com aumente o volume de sangue do seu bebê. As melhores fontes de ferro e cálcio que você pode encontrar são nos ovos, legumes, carnes vermelhas e legumes, além de, claro, os suplementos vitamínicos.

É muito importante que você converse com o seu médico sobre as vitaminas que você deve consumir durante a gravidez, por isso não deixe de consultá-lo.



Comente sobre este assunto