Você está aqui: Semana a Semana » Crianças » Higiene » Anemia na gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Anemia na gravidez

Único: Pergunta:(0) imprimir

Podemos dizer que a Anemia que acontece durante a gravidez, principalmente entre o segundo e terceiro trimestres de gestação é um fator fisiológico bastante normal, e com isto, devido ao aumento de volume do líquido no corpo o que acaba diluindo o sangue. Em contrapartida toda a baixa de hemácias que transportam o oxigênio podem ser bastante perigosas tanto para as mamães como para o bebê e por isso precisam ser corrigidas o mais rápido possível. Caso a anemia da mamãe continuar na amamentação é possível prejudicar o bebê, já que a grande parte do ferro da mãe passa para o bebê através do seu leite, por isso tenha atenção.

Quais são as principais causas de anemia na gravidez?

Apesar de existirem quatro tipos de anemia, o tipo mais comum na gravidez é devido à carência de ferro no organismo. Toda a necessidade de ferro aumenta durante a gravidez por conta de um aumento do volume de sangue circulante da formação dos tecidos do bebê e também da placenta e da reserva existente de ferro do seu feto.

Grávida ingerindo alimento rico em ferro

Grávida ingerindo alimento rico em ferro

As mulheres poderão ter uma condição anêmica ruim antes mesmo da gravidez e a sua anemia se acentuar durante o processo de gestação. Outras mulheres por sua vez antes normais poderão se tornar anêmicas durante a gravidez. Tudo isto se deve principalmente a um tipo de alimentação que seja inadequada e a uma diluição considerada um pouco mais acentuada do sangue, em virtude principalmente de um maior acúmulo existente de líquido no organismo.

Que sintomas podemos perceber de anemia na gravidez?

Como principais sintomas que podemos perceber de anemia na gravidez podemos tomar tudo isto como sendo alguns tipos de manifestações de gravidez. Em contrapartida o cansaço, tonturas, quedas de cabelo, dores de cabeça e nas pernas, falta de concentração, apetite, entre outros, tudo isto é um sinal de anemia durante a gravidez.

Como é feito o diagnóstico de anemia na gravidez?

Em um simples exame físico, onde é percebida uma pele pálida e as mucosas descoradas é possível se mostrar que a gestante está com uma avaliação existente de condição sanguínea que talvez tenha problemas. A partir disto é feito um exame de sangue simples que determina os valores de hemoglobina e ferritina, o que poderá ser feito mensalmente inclusive.

Como é o tratamento da anemia no período de gravidez?

Sempre que os seus valores de hemoglobina forem menores do que 11 gramas, isto sinaliza uma anemia e o tratamento precisa a partir disto ser instituído logo. Ele consiste em um processo de suplementação de forma medicamentosa de ferro e ácido fólico, tudo isto é acompanhado de uma ingestão de alimentos que são ricos em ferro, mas mesmo uma alimentação que seja balanceada não é capaz por si de suprir a todas as suas necessidades individuais por exemplo.

Existem pelo menos dois tipos de ferro, o ferro heme e o não heme, este primeiro é encontrado em carnes em geral, aves e peixes. O outro é encontrado em vegetais escuros, leguminosas, e grãos.

5 semanas de gravidez é um período extremamente importante de desenvolvimento intra-uterino. Neste momento, todos
O que mais se precisa quando está ao lado de uma família que está de
Na hora certa você precisa saber que está ao alcance de saber o que está
O que precisa dizer quando o filho está com o infimo de querer fazer o
O que é estar pensativa quando precisa estar para o que precisa entender que é


Comente sobre este assunto