Livros

Você está aqui: Semana a Semana » 3 a 6 anos » Criança com 3 anos e 8 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Resposta: Criança com 3 anos e 8 meses de idade

Único: Pergunta:(0) imprimir

Sabemos que após os três aninhos completos de vida, todos os meses começam a passar com uma rapidez indescritível! E, ainda mais incrível do que isso, é a quantidade de mudanças que o seu pequeno ainda passa nessa faixa etária, considerando ainda que elas podem ser sentidas de mês a mês!

A idade em questão é 3 anos e 8 meses, ou melhor, os 44 meses completos do seu pequeno bebê (se é que ainda o podemos chamar dessa forma).

Criança com 3 anos e 8 meses de idade

Com essa idade, já faz algum tempo que o seu filho aprendeu as cores e tenta identificá-las por aí, seja num passeio ou em seus próprios brinquedos. Mas, com 3 anos e 8 meses, é normal que eles ainda confundam bastante algumas cores e, principalmente, as mais parecidas, como as cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) e as cores frias (azul e verde, por exemplo). Sendo assim, é comum que eles confundam o laranja com o amarelo, por exemplo, quando você perguntar qual é a cor do sol.

Alguns pais não entendem, mas a realidade é que essa confusão é completamente normal e fará parte da vida do seu pequeno até que ele complete os quatro aninhos. As crianças nessa faixa etária podem então acabar trocando alguns nomes de tonalidades e os pais são os responsáveis por explicar para elas que aquela é outra cor, de forma tranquila e educativa.

Também há outra forma com a qual você, mamãe ou papai, pode auxiliar o seu pequeno filho a fazer essa distinção com maior facilidade e ainda ajudar a desenvolver outros sentidos do seu filho. Pegue o seu pequeno e o leve para um passeio especial, para que ele conheça a natureza, por exemplo. Assim, ele irá ficar com os olhos atentos à cada diferenciada cor. Vale destacar também a importância dos pais no passeio: mostre a criança cada objeto que está no ambiente, para que ela saiba a sua função e, é claro, a sua cor! Além disso, passeios em exibições de arte, museus e outros locais onde a quantidade de cores é intensa também são indicados para a exploração!



Comente sobre este assunto