Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » Devo tomar alguma Vacina?

Devo tomar alguma Vacina?

Não é apenas para o bebê que a mãe precisa ficar de olho no calendário de vacinação. A gestante também precisa saber quais vacinas pode, deve ou não deve tomar durante a gestação.

Existem três tipos de vacina: as inativas, que contêm vírus ou bactérias mortas, as toxóides, que contêm outros agentes nocivos, e as “vivas”, que contêm organismos vivos em doses pequenas, bactérias ou vírus.

Normalmente, as vacinas inativas e as toxóides não afetam a criança. Mesmo assim, só podem ser tomadas com a indicação de um médico.

As vacinas vivas ( contra rubéola, sarampo, febre amarela, varicela ou catapora) não devem ser aplicadas durante a gravidez. A presença dos vírus e das bactérias, mesmo em uma dosagem atenuada, aumentam a probabilidade de malformação do feto e de abortamento.

A única vacina que é pré-indicada para gestantes e deve ser tomada o quanto antes, é a antitetânica. Ela é indicada pela Organização Mundial de Saúde e serve para evitar o tétano quando o cordão umbilical do recém nascido é cortado. Mas essa vacina só deve ser tomada se a mãe não a tomou nos cinco anos anteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *