Você está aqui: Semana a Semana » Família » Aniversário » Como manter a forma durante a gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Como manter a forma durante a gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

O sonho finalmente se realizou, o milagre da vida aconteceu e o bebê chegará dentro de nove meses! Os casais costumam sonhar muito com a chegada de um filho, isto é o que complementa o casamento. Afinal, uma criança sempre é a alegria da casa e o motivo de orgulho e emoção dos pais. E essa emoção se torna ainda mais intensa ao olhar para aquele menino ou menina que corre e brinca, que tem as suas manias, os seus gostos e personalidade e saber que tudo isso é fruto do amor que existe entre pai e mãe e que aquela vida começou sendo menor do que um grão de arroz!

Por tudo isso, a gravidez é considerada um milagre, sendo uma fase muito especial na vida do casal, principalmente da mulher, que sente durante os nove meses as transformações que a gestação provoca no organismo. É um período que exige cuidado, porque a saúde da futura mamãe torna-se mais frágil, além disso, o bebê também depende totalmente da gestante. Muitas mulheres se preocupam muito em manter a forma durante a gravidez, até mesmo para conseguirem recuperar o corpo que tinham antes depois de darem à luz.

No entanto, uma verdade é incontestável: a mulher não pode perder peso durante a gravidez, apenas ganhar. Afinal, o bebê está se desenvolvendo dentro dela, e ele precisa ganhar o peso necessário para estar pronto quando for o momento de vir ao mundo. No entanto, existem algumas coisas que podem ser feitas para que a gestante “engorde” apenas o que for referente ao peso do bebê, em torno de 10 kg a 12 kg, assim, depois que a criança nascer, rapidamente ela voltará ao corpo que tinha antes de engravidar.

Dieta para manter a forma

Uma boa dieta é um ponto fundamental para manter a forma durante a gravidez, mas cuidado: nada de pular refeições ou deixar de lado nutrientes importantes para mãe e filho. Algumas gestantes costumam pensar que devem “comer por dois”, o que também está errado! É necessário fazer as seis refeições diárias e não deixar faltar algumas substâncias como o ácido fólico (presente nos legumes e no feijão branco), cálcio, vitaminas C e D, ferro e fibras. Evitar o excesso de frituras e o consumo de refrigerantes ajudará a mãe a se manter em forma, além de contribuir para que a criança seja ainda mais saudável. A alimentação saudável também ajuda a reduzir as náuseas que são tão comuns durante a gravidez, por isso, adote este hábito.

Apostar em exercícios físicos pode ser benéfico para a saúde da gestante

Apostar em exercícios físicos pode ser benéfico para a saúde da gestante

Além de uma boa alimentação, as mulheres grávidas que querem ser saudáveis e permanecerem em boa forma devem apostar em atividades físicas! É claro que elas devem ser destinadas especialmente às gestantes, mas isso não é um problema, já que várias clínicas e academias oferecem estes programas de exercícios. Alongamentos, exercícios que trabalham a respiração, o relaxamento e a postura, atividades feitas dentro da água são sempre ótimas opções para as mulheres grávidas. Além de manter a forma da mãe, se exercitar durante a gravidez pode fortalecer o coração e os pulmões da criança, mas jamais dispense as orientações de um profissional especializado.

É importante ressaltar que a dieta também não deve ser feita por conta própria, consulte o seu ginecologista e ele poderá lhe ajudar a estabelecer como você deverá se alimentar neste período, ou encaminhá-la para um nutricionista de confiança. O importante é não ficar mais de três horas sem comer, optar por alimentos leves e nutritivos, como cereais integrais, bolachas água e sal, frutas, verduras e legumes. Quanto aos exercícios, não se deve exagerar na intensidade.



Comente sobre este assunto