Você está aqui: Semana a Semana » Crianças » Higiene » O que não pode comer durante a gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

O que não pode comer durante a gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Toda gestante sabe que a alimentação é algo muito importante para a nutrição e o bom desenvolvimento do bebê. As mulheres grávidas devem sempre optar por uma alimentação balanceada, com muitas frutas, legumes, verduras, alimentos integrais e pouca gordura e açúcar.

É fácil dizer o que a mulher pode comer durante a gravidez, pois isso depende apenas de uma questão de bom senso. Todo mundo sabe o que é um alimento saudável e o que não é um alimento saudável. Porém, é importante deixar claro para as mulheres grávidas que existem certos alimentos que elas não podem comer de maneira nenhuma. Esses alimentos proibidos podem trazer doenças e sérios riscos para a saúde da mãe e do bebê.

Para começar a lista dos alimentos que não devem ser consumidos durante a gestação, é preciso citar as bebidas alcoólicas, os adoçantes e os vários tipos de fast food, alimentos que não têm nenhuma qualidade nutricional e que apenas oferecem gorduras nocivas e açúcar em excesso.

Beber durante a gravidez: uma atitude prejudicial a saúde da mãe e do bebê

Beber durante a gravidez: uma atitude prejudicial a saúde da mãe e do bebê

O consumo de álcool pode levar ao parto prematuro e pode prejudicar muito o desenvolvimento do feto. Todo tipo de bebida alcoólica deve ser deixado de lado, inclusive os vinhos.

Em segundo lugar, é necessário orientar as futuras mamães sobre o consumo de cafeína. Essa substância não é proibida na gestação, mas deve ser usada com moderação. O café, os chocolates e chás que apresentam cafeína em sua composição podem afetar o coração do bebê. O recomendado é consumir menos de 300 miligramas de cafeína por dia.

Lembre-se que, na gravidez, a sua alimentação tem um papel fundamental para o bom desenvolvimento do bebê. O ideal é buscar o acompanhamento com um profissional de nutrição para montar um cardápio ideal para a mamãe e para o bebê.

Alimentos proibidos

Como já mencionado, muitos alimentos devem ser evitados durante a gestação por não apresentarem qualquer tipo de benefício para a saúde da mãe e do bebê. Porém, também existem os alimentos que podem trazer riscos de doenças, como infecções por bactérias, e que, por isso, não podem ser consumidos durante a gravidez.

Os alimentos proibidos são aqueles que têm um alto potencial para o desenvolvimento de doenças como a Listeriose, a Salmonelose, o Ecoli 0157, a Toxoplasmose e a Brucelose. Vamos listar agora todos os alimentos que não podem ser consumidos durante os nove meses de gestação.

  • Evite todos os tipos de queijos moles, como o queijo brie, camambert, queijo fresco, Philadelphia, Gorgonzola e Roquefort;
  • Não consuma leite de vaca, cabra, ovelha e derivados que não sejam pasteurizados;
  • Evite todos os alimentos que tenham ovo cru, como maionese caseira, por exemplo;
  • Não coma carne crua ou mal passada, e evite carpaccio, tártaros, carnes defumadas, bacon, mortadela e presunto;
  • Não consuma fígado e patês de derivados fígado;
  • Não coma peixe cru ou mal passado. Isso inclui carpaccio de peixe, sushi e sashimi. Esses alimentos podem apresentar uma alta concentração de mercúrio;
  • Não coma peixe-espada, salmão e cavala. Fuja também do peixe defumado;
  • Não consuma marisco e ostras;
  • Não coma saladas e frutas que não foram corretamente lavadas;
  • Evite beber refrigerante de cola, chimarrão ou chá mate.

Fique atenta também aos chás e plantas que você consome. Mulheres grávidas não devem tomar chás de Boldo, Carqueja e Chá Verde. Também não é recomendado o consumo de canela e cravo da índia, que podem ter efeitos abortivos.

Na dúvida, procure orientações com o seu médico. Nunca coma ou beba qualquer coisa que você não conheça ou que não tenha certeza de que não afetará a saúde do bebê.



Comente sobre este assunto