HigieneNenhum comentário

Uma gravidez muda radicalmente os hábitos e costumes, não apenas da gestante, mas de toda a família! Afinal de contas, uma nova vida começa a ser gerada no ventre materno, e isso requer inúmeros cuidados para garantir que, durante os nove meses de gestação, mãe e filho estejam protegidos e saudáveis. É interessante analisar como as coisas acontecem ao longo de nove meses, afinal, em sua primeira fase o embrião é muito pequeno, menor do que um grão de arroz. Mesmo assim, já é constituído por inúmeras células que darão origem aos órgãos e sistemas que manterão a vida do bebê.

Algo que começa assim, de forma tão simples e pequena, rapidamente se torna a alegria de uma família toda. Pai e mãe jamais se esquecem da primeira vez em que podem ver os traços do filho, daquela criança que em breve irá crescer, correr, brincar, ir para a escola e que um dia será um adulto com a sua própria família. Assim é o ciclo da vida, que se perpetua ao longo do tempo! No entanto, até que tudo isso aconteça, os nove meses de gravidez precisam de cuidados especiais.

A gestante pode e deve praticar atividades físicas moderadamente, com o auxílio de um profissional da área para se manter em forma, além de fortalecer os pulmões e o coração do bebê. Além disso, também precisa seguir uma certa dieta, alimentando-se de três em três horas e consumindo todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança, como vitaminas, ferro, cálcio, sais minerais e outros. É muito fácil seguir uma alimentação adequada em casa, mas, e quando a família toda sai para almoçar ou jantar fora?

Imagem ilustrativa de grávida comendo em restaurante

Imagem ilustrativa de grávida comendo em restaurante

Uma mulher grávida precisa continuar levando uma vida normal, acompanhando a família e os amigos nos compromissos sociais, o que implica sair para fazer as refeições em restaurantes algumas vezes. No entanto, é preciso seguir algumas dicas para que a alimentação de fora não cause nenhum problema. O primeiro ponto é perguntar ao garçom quais são os ingredientes de algum prato que você desconheça, assim, saberá se pode pedi-lo sem medo, ou se é melhor evitar.

Muito cuidado com os aperitivos, evitando os peixes crus (como o sushi), ostras e excesso de frituras. Algumas torradas vêm com patês, que precisam ser evitados se não forem frescos. Já em relação aos pratos principais, procure evitar o consumo de carnes mal passadas, prefira as que estão assadas no ponto. Além disso, se for comer macarrão com algum tipo de molho, pergunte ao garçom se ele não é feito com ovos crus e, se for, evite, pois pode contrair algum tipo de bactéria.

A regra dos ovos crus também vale para as sobremesas como mousses e pudins, que podem levar este ingrediente. Por isso, prefira sempre os pratos que tenham sido levados ao forno. Em relação às bebidas, o ideal é evitar o consumo de álcool e diminuir o refrigerante, prefira sempre os sucos naturais. Já se você não dispensa um café após as refeições, pode tomar uma xícara pequena, mas, se possível, opte por um chá que, além de mais saudável, não prejudicará o seu sono. Lembre-se de que, embora seja importante se cuidar durante os nove meses gestacionais, sair um pouco da dieta vez ou outra não terá problema algum, desde que tudo seja muito equilibrado – ou seja, não exagere.

Não deixe de ir a um restaurante com a família e os amigos, mas procure sempre pensar na sua saúde e na qualidade de vida da criança que vai nascer. São pequenos sacrifícios recompensadores.

Seja o primeiro a comentar.

Adicione um comentário