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As principais fontes de ácido fólico

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Logo que as mamães chegam ao médico depois de descobrir a gravidez, lá vai o Doutor receitar uma série de nutrientes que a gestante precisa ingerir para evitar má formações no bebê e garantir um desenvolvimento saudável dentro do útero. Dentre os mais receitados, estão as vitaminas, os minerais, o complexo B e o ácido fólico.

Cada um desses nutrientes ajuda em partes diferentes da gestação, seja com ingestão antes ou durante a gravidez. A falta de qualquer um desses ingredientes essenciais pode tornar o bebê mais frágil e causar má-formação, bem como problemas no sistema nervoso, muscular e neural.

Para que serve o ácido fólico?

Esse nutriente é responsável por prevenir más-formações congênitas no bebê relacionadas ao sistema nervoso, por isso, é recomendado que as gestantes se alimentem com aproximadamente 600mg por dia, pois alimentos ricos em ácido fólico são primordiais para o desenvolvimento e formação do sistema nervoso do feto, já nos primeiros meses.

Além disso, a falta de ácido fólico no organismo da mãe pode acarretar em parto prematuro e doenças, como anencefalia (má-formação no tubo neural), espinha bífida (mata mais de 40% das crianças que nascem com o problema) e problemas no crescimento.

No entanto, para as que planejam engravidar, também é aconselhável o consumo de ácido fólico, só que desde antes da gravidez. Dessa forma, o corpo da mulher fica mais bem preparado para receber o bebê no útero e diminui os riscos em relação à falta de ácido fólico no organismo.

Como ele atua no meu organismo?

Se consumido em abundância antes da gravidez, o ácido fólico atua prevenindo em mais da metade as chances de o bebê desenvolver problemas cerebrais, alterações no tubo neural e anemia e problemas relacionados ao crescimento.

Até os três meses, o nutriente é responsável pelo crescimento dos ossos, pela formação dos tecidos, pela alimentação e pela formação do cérebro do bebê. É altamente recomendada a ingestão do ácido fólico nas primeiras semanas, pois nesta etapa acontece o fechamento do tubo dos neurônios. Uma deficiência nesse processo causa problemas na formação do cérebro e do crânio.

Durante toda a gravidez, o ácido fólico é alimento essencial para a coluna espinhal também, responsável pela coordenação motora do bebê, e ausência dela causa sérios riscos de sequelas e doenças extremamente perigosas.

Fontes do nutriente

O ácido fólico faz parte dos nutrientes encontrados abundantemente nos recursos naturais. Alimentos, como laranja, brócolis, couve, tomate, milho, soja, amêndoas, avelã, espinafre, amendoim, cereais, cogumelo e feijão.

O ácido fólico faz parte dos nutrientes encontrados abundantemente nos recursos naturais.

O ácido fólico faz parte dos nutrientes encontrados abundantemente nos recursos naturais.

Portanto, acrescente esses ingredientes à rotina do seu cardápio. Em alguns casos, ainda, o médico pede para que a gestante tome o ácido fólico isolado em forma de cápsulas. Essa é uma espécie de suplemento natural e que ajuda a muitas mães que não conseguem a quantidade suficiente de ácido fólico no organismo através da alimentação.

Importante!

Se a atenção é prevenir as más-formações do tubo neural, o ácido fólico tem de ser ingerido até as primeiras quatro semanas de gravidez, pois, depois desta etapa, fecha o ciclo da formação básica do sistema nervoso do bebê.

O nutriente ainda é responsável pela prevenção de outras doenças, como fissura lábio-paratina, anemia, doenças cardíacas e do trato urinário. Sendo assim, é um dos nutrientes mais importantes e devem fazer parte da dieta da grávida.

Antes de tomar qualquer atitude, consulte o seu médico. Através de exames de sangue pedidos, o obstetra ou pediatra pode acompanhar qual é a taxa de ácido fólico no organismo da gestante, e se ela necessitará de mais.

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