Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » Métodos para aliviar a dor de parto

Métodos para aliviar a dor de parto

compartilhe esse link:
Pergunta:(0) imprimir

Métodos para aliviar a dor de parto

Para aliviar a dor do parto, a mulher grávida pode se preparar fisicamente e emocionalmente para lidar com este momento especial, que requer esforços superiores das mulheres. O trabalho de parto ideal começa muito antes da hora conhecida e determinada para isso.

O foco no apoio emocional é um dos grandes pilares para aliviar as dores do parto. Essa tarefa tem de ser iniciada logo cedo, ao menos três meses após o início da gravidez. A ajuda de um profissional adequado, como um psicólogo ou um médico obstetra de confiança, é recomendada.

O medo aumenta por falta de informações, crenças incorretas e falta de segurança pessoal, cenário que, em conjunto com o despreparo físico, pode piorar as dores do parto. A boa notícia é que, com atenção e cuidados profissionais e técnicos, procedimentos corretos e adequados, as dores do parto podem ser muito reduzidas.

Entenda a dor do parto

A dor do parto é parecida com uma cólica de menstruação. No parto, você pode ficar mais à vontade durante os espaços entre as contrações. Dependendo do preparo e da sensibilidade, o organismo de cada mulher corresponde de uma forma particular a dor do parto. Por isso, é preciso cuidado antecipado.

Foto ilustrativa de demonstração de dores no parto (Gettyimages)

Foto ilustrativa de demonstração de dores no parto (Gettyimages)

As dores são espalhadas na região das costas, do quadril e da barriga. Durante a dilatação do útero, as dores pioram e aumentam de modo a parecerem insuportáveis. Porém, treinamentos podem fazer com que esse momento fique muito mais tranquilo e seja superado.

Por incrível que pareça, o tratamento e preparo emocional ajudam a diminuir a dor ou podem interferir no crescimento das sensações, na sensação de desespero e de desgaste durante parto. O aumento da adrenalina devido ao descontrole emocional prolongado piora as dores. O contrário também é evidente. Pesquisas mostram que a tranquilidade emocional reduz o nível de adrenalina no sangue, fato que diminui dores e complicações na hora do parto.

Como se preparar para aliviar as dores do parto

A mulher que se prepara para lidar com as dores do parto deve se determinar a fazer o parto normal e estar confiante em todo o procedimento, criando ligações de pensamento e emocionais positivas. Se houver a necessidade de ajuda técnica neste caso, é conveniente procurar uma equipe especializada. Por incrível que pareça, a atitude mental é determinante na qualidade do parto, algo que reflete diretamente nas dores do parto.

A escolha de um bom obstetra, que deixe a mulher à vontade, é essencial para o procedimento não causar dores excessivas. As mulheres também precisam de uma equipe profissional de gestação para fazer um trabalho completo.

É necessário um trabalho físico direcionado para preparar o corpo para esse momento especial. Algumas atividades são muito recomendas, como pilates, que fortalece estruturas corporais necessárias para o parto, como respiração e abdômen.

Outras atividades são recomendadas, como ioga, RPG, musculação funcional, shiatsu. Algumas atividades aeróbicas são recomendadas também, de forma leve, como uma caminhada mais tranquila e relaxante.

Para aliviar as dores de momento, são convenientes banhos de água quente ou morna, massagens relaxantes nas costas, alguns programas mentais que desviem o foco da dor e uma companhia interessante para te ajudar neste momento especial.



Comente sobre este assunto

Seja endorsada pelo site Semana a Semana.
Copie e cole o código abaixo no seu blog e confirme.