Você está aqui: Semana a Semana » Crianças » Criança: 3 a 6 anos » Criança com 5 anos e 7 meses de idade

Criança com 5 anos e 7 meses de idade

compartilhe esse link:
Pergunta:(0) imprimir

Com cinco anos e sete meses de idade, a ludicidade faz parte do cotidiano da criança. Ela imagina e fantasia simplesmente o dia inteiro, a todo o momento, em todas as suas atividades. Nesse sentido, os pais devem evitar repreender suas crianças quando elas, por exemplo, imitam monstros, fingem voar ou fingem ser uma bailarina famosa. Isso porque, segundo os especialistas, o ato imaginativo faz parte do desenvolvimento neurobiológico da criança, nesse sentido, a criança deve ser estimulada se pensarmos que queremos que ela tenha um pleno desenvolvimento.

Televisão e filmes

Criança com 5 anos e 7 meses de idade

Crianças nesta idade geralmente gostam de televisão, filme, desenhos, enfim, e geralmente se envolvem de forma bastante íntima e simbólica com a trama dos acontecimentos. Tenha cautela com conteúdo que seu filho assiste. Os pais, mais do que ninguém, devem ser seletivos na hora de escolher o que a criança deve ou pode assistir. Filmes e programas com cenas de violência podem gerar medo na criança, que ainda é bastante inocente sobre a vida. Cenas de sexo, então, nem pensar, as crianças nessa idade não têm subsídios para a compreensão destes fenômenos sociais.

Dê preferência a programas com conteúdos educativos e que estimulem a criança a dançar, cantar e interagir de forma ativa e imaginativa. É importante que a criança não passe tempo demais na frente da televisão, os especialistas recomendam até duas horas e meia de televisão ao dia, mais do que isso, a criança já pode cometer alguns excessos.

Atividades lúdicas

Incentive seu filho a sair da frente da TV e brincar com atividades lúdicas, seja sozinho ou com amigos. Muitas brincadeiras coletivas nesse sentido têm conteúdo altamente lúdico, como, por exemplo, a clássica brincadeira de polícia e ladrão, amarelinha, dentre outros muitos jogos.

Incentive seu filho a desenhar e a criar no papel, isso porque esta é uma forma de fazer a criança trabalhar a imaginação, lidar com frustrações e ainda aperfeiçoar a coordenação motora. Algumas crianças são tímidas em se abrir sobre seus sentimentos, por vezes, se as deixar desenharem livremente, elas podem imprimir no papel pistas sobre o que estão sentindo e que podem ser interpretadas pelos pais e por profissionais de apoio, como psicanalistas e psicólogos.



Comente sobre este assunto

Seja endorsada pelo site Semana a Semana.
Copie e cole o código abaixo no seu blog e confirme.