Gravidez: 13° Semana de Gravidez

11 de novembro de 2019

Bem-vinda a esta fase da gravidez. Com 13 semanas de gravidez, a boa notícia é que sua placenta está totalmente desenvolvida e você pode se preparar para anunciar a sua gravidez. Surpreendentemente, você está agora em um terço da gravidez. Durante este momento de sua gravidez você passou pelo primeiro trimestre, o que muitas futuras mães descrevem como período de lua de mel da gravidez. Você pode sentir vontade de dormir nos últimos meses – mas espera que esses dias tenham acabado. Agora é hora de se tornar ativa subindo as escadas ou caminhado para o trabalho. Não se trata de apenas de passar por essas reuniões de trabalho sem adormecer (ou vomitar!), mas de como você está durante a gravidez! Com 13 semanas de gravidez, você criou um feto com cordas vocais, dentes e até impressões digitais. E provavelmente manteve essa notícia incrível em segredo, enquanto deseja poder gritá-la dos telhados – ou, apenas, use-a como uma desculpa para começar a trabalhar.

Que sintomas são esses?

Aproximadamente com 13 semanas de gravidez você poderá notar que seus sintomas mudam um pouco. Nem todas as mães têm desejos. Os desejos podem ser desencadeados por alterações hormonais em seu corpo, afetando o paladar e o olfato. E você também poderá notar quedas acentuadas e picos nos níveis de açúcar no sangue, que pode deixar você ansiosa por alimentos açucarados. Você pode realmente passar o dia sem náuseas (se não agora, em breve) ou sentir a necessidade de tirar uma soneca. Mas pode também experimentar alguns deles:

Caso você esteja grávida de 13 semanas de gêmeos, ainda pode estar experimentando alguma doença e fadiga matinal. Isso ocorre porque as mães gêmeas podem ter mais hormônios da gravidez hCG em seu sistema. Se você conseguir segurar alimentos e líquidos espere, mas ainda estiver doente, espera um pouco mais.

A primeira ultra-som

O primeiro ultra-som é recomendado durante esta semana de sua gravidez. O objetivo deste exame é determinar o número de embriões (ou seja, determinar se a gravidez é ou não de gêmeos), e estabelecer a idade exata da gestação, verificar a conformação do útero e ovários e verificar o tamanho do embrião e a regularidade de seus batimentos cardíacos.

O feto na décima terceira semana de gravidez

Foi assumido agora a sua placenta como forma de disco, que permanecerá assim até o final da gravidez. O corpo da criança gradualmente se torna mais proporcional, então diminuiu a taxa de crescimento. O feto começa a produzir urina, que é liberada no líquido amniótico, enquanto o fígado começa a produzir glóbulos vermelhos.

Coisas a saber durante esta semana de gestação

A mulher pode sentir-se “florescer” com o enfraquecimento gradual dos principais distúrbios do primeiro trimestre. Pode ser um bom momento para começar a aprender a se comunicar sobre as notícias aos parentes e amigos. Se você ainda não contou as boas notícias a seus amigos e parentes, é o momento certo para fazê-lo. Muitas mulheres nas últimas 12 semanas decidem notificar ao empregador sobre a gravidez. É também o momento em que o futuro pai e possivelmente os outros membros de sua família comecem a se envolver em sua gravidez. Então, tente deixá-los à vontade e incentive esse envolvimento o máximo possível.