PERGUNTE

Faça a sua pergunta agora! Descubra um mundo novo com suas futuras amigas que estão em gestação e aproveite o momento tirando suas dúvidas e fazendo com que sua gravidez se torne ainda mais feliz e esperançosa.

RESPONDA

Agora não existe mais dificuldade entre entender o que voc ê está passando durante o momento da gravidez. Seja corajosa e encontre a solução do momento apenas procurando respostas que sejam úteis para a sua gravidez.

Contrações de treinamento (de Braxton Hicks) ou contrações verdadeiras?

Antes de “verdadeiro” trabalho de parto começar, você pode ter “falsas” contrações de trabalho de parto. Elas também são conhecidas como contrações de Braxton Hicks. Elas são a forma que o seu corpo tem de se preparar para a coisa real – o dia de dar à luz – mas elas não são um sinal de que o trabalho já começou ou está se preparando para começar.

Como são as contrações de Braxton Hicks?

Algumas mulheres descrevem as contrações de Braxton Hicks como um aperto no abdômen que vai e vem. Muitas mulheres dizem que essas contrações “falsas” são como cólicas menstruais leves. As contrações de Braxton Hicks podem ser desconfortáveis, mas elas não iniciam o trabalho de parto nem abrem o colo do útero.

Ao contrário do verdadeiro trabalho de parto, as contrações de Braxton Hicks:

  • Geralmente não são dolorosas;
  • Não acontecem em intervalos regulares;
  • Não são próximas umas das outras;
  • Não aumenta quando você anda;
  • Não ficam mais longas com o tempo;
  • Não ficam mais fortes com o tempo.

Você pode sentir as contrações de Braxton Hicks durante o terceiro trimestre, ou já em seu segundo trimestre. Eles são perfeitamente normais e não há nada com o que se preocupar.

Se você está tendo contrações de Braxton Hicks, você realmente não precisa fazer nada. Se essas contrações estão fazendo você se sentir desconfortável, siga as dicas a seguir:

  • Dê um passeio. Contrações falsas costumam parar quando você muda de posição ou se levanta e começa a se movimentar;
  • Tente ter um pouco de sono ou descanso;
  • Relaxe com um banho morno ou ouvindo música;
  • Receba uma massagem.

Dor abdominal que não é trabalho de parto

Dores nítidas nas laterais do abdome são chamadas de dor do ligamento redondo. A dor vem dos ligamentos que sustentam o útero e se anexam a sua pélvis – eles estão sendo esticados a medida que o útero cresce. A dor também pode ser sentida em sua virilha.

A dor do ligamento redondo tende a ocorrer com o movimento, como quando ao se levantar, deitar, tossir, espirrar, ou até mesmo usar o banheiro. Normalmente, ela dura apenas alguns segundos ou minutos.

Para aliviar o desconforto:

  • Tente mudar a sua posição ou movimente-se. Deitar-se do lado oposto pode ajudar.
  • Apoie seu abdome quando se levanta ou se deita. Tente se mover de maneira mais lenta.
  • Tente descansar. Um banho quente ou uma almofada térmica pode ajudar bastante.

Como são as verdadeiras contrações do trabalho de parto?

O verdadeiro trabalho de parto é diferente para cada mulher. Ele pode até ser diferente de uma gravidez para a outra para a mesma mulher.

Contrações causam dor e pressão na pelve, desconforto ou uma dor incômoda nas costas ou na parte inferior do abdome. Algumas mulheres também podem sentir dor em suas laterais e nas coxas. A dor vai e vem em intervalos regulares e aumenta em frequência e intensidade a medida que o tempo vai passando.

Algumas mulheres descrevem as contrações como cólicas menstruais mais fortes, enquanto outras as descrevem como fortes ondas parecidas com as dores da diarreia.

Se você tem sinais de trabalho de parto verdadeiro, não deixe de contatar o seu médico imediatamente. Se você não tiver certeza, consulte o seu médico de qualquer maneira. Se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas, você pode estar experimentando o verdadeiro trabalho de parto:

  • Contrações a cada 10 minutos ou mais de cinco contrações em uma hora;
  • Aperto regular ou dor nas costas ou no abdome inferior;
  • Aumento de pressão na pelve ou na vagina;
  • Sangramento vaginal;
  • Perda de líquido pela vagina;
  • Sintomas de gripe, como náuseas, vômitos ou diarreia.

Como saber se são contrações de Braxton Hicks ou contrações verdadeiras?

Para descobrir se as contrações que você está sentindo são as verdadeiras e se você está começando o trabalho de parto, pergunte a si mesma as seguintes questões:

Quantas vezes as contrações acontecer?

Falso: as contrações são frequentemente irregulares e não se aproximam.
Verdadeiro: as contrações acontecem em intervalos regulares e duram cerca de 30 a 70 segundos. Conforme o tempo passa, elas ficam mais próximos e mais fortes.

Eles mudam quando você se move?

Falso: as contrações podem parar quando você caminhar ou descansa, ou param quando você muda de posição.
Verdadeiro: as contrações continuam apesar de você movimentar ou mudar de posição. Elas também continuam quando você tenta descansar.

O quão forte elas são?

Falso: as contrações são geralmente fracas e não ficam muito fortes. Ou elas podem ser fortes no início e depois ficam mais fracas.
Verdadeiro: as contrações se tornam cada vez mais fortes e mais frequentes.

Onde você sente a dor?

Falso: você costuma sentir isso apenas na frente do seu abdome ou na pélvis.
Verdadeiro: as contrações são mais intensas e podem iniciar na parte inferior das costas e passar para a frente do seu abdome. Ou elas podem começar em seu abdome e se mudar para a suas costas.

Eu não gosto de incomodar meu médico com ‘alarmes falsos’. Quando devo chamar?
Converse com seu médico no início da gravidez sobre o que pode ou não pode ser normal e por que razões você deve chama-lo. Isso é muito importante!.

Se você não tem certeza se o que você está sentindo pode ser trabalho de parto, contate o seu médico. Ele deve estar disponível a qualquer momento para responder perguntas e para discutir sobre suas preocupações, se suas contrações são ou não sinais de trabalho de parto verdadeiro. Não tenha medo de ligar. O seu médico irá fazer algumas perguntas e pode querer que você seja avaliada.

Contate o seu médico imediatamente, a qualquer momento, se você tiver:

  • Qualquer sangramento vaginal;
  • Vazamento contínuo de fluido, ou se há pausa de água (pode jorrar ou ser um gotejamento de líquido);
  • Fortes contrações a cada 5 minutos por uma hora;
  • Contrações que deixam você incapaz de andar;
  • Uma notável mudança no movimento do seu bebê, ou se você sentir menos do que 10 movimentos a cada duas horas;
  • Quaisquer sintomas de contrações verdadeiras se você ainda não tem 37 semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *