Sintomas da gravidez

6 de setembro de 2014

Você está querendo saber se você pode estar grávida? A única maneira de saber com certeza é através de um teste de gravidez.

Mas há os primeiros sintomas da gravidez que podem apontar para esta possibilidade. Aqui está o que você deve procurar.

Todas as mulheres apresentam os primeiros sintomas de gravidez?
Cada mulher é diferente. Assim são também suas experiências de gravidez. Nem toda mulher tem os mesmos sintomas de outras ou até os mesmos sintomas de uma gravidez para a próxima.

Além disso, como os primeiros sintomas da gravidez são bastante parecidos com o que acontece antes e durante a menstruação, esses sintomas nem sempre são reconhecidos.

O que se segue é uma descrição de alguns dos primeiros sintomas mais comuns da gravidez. Porém, você deve saber que estes sintomas podem ser causados ​​por outras coisas além de estar grávida. Sendo assim, o fato de você notar algum desses sintomas não significa necessariamente que você está grávida. A única maneira de saber com certeza é com um teste de gravidez.

Manchas de sangue e cólicas
Poucos dias após a concepção, o próprio óvulo fertilizado se fixa à parede do útero. Isso pode causar um dos primeiros sinais da gravidez: manchas de sangue e, às vezes, cólicas.

Isso é chamado de sangramento de implantação. Pode ter duração de seis a 12 dias após o óvulo ser fertilizado.

As cólicas lembram cólicas menstruais, por isso algumas mulheres confundem com o sangramento de início do seu período menstrual. O sangramento e as cólicas, no entanto, são mínimos.

Além do sangramento, a mulher pode notar um corrimento branco leitoso em sua vagina. Isso está relacionado com o espessamento das paredes vaginais, que começa quase imediatamente após a concepção. O amplo crescimento de células que revestem a vagina faz com que a corrimento aconteça.

Esse corrimento, que pode continuar durante toda a gravidez, normalmente é inofensiva e não requer tratamento. Porém, se há mau cheiro relacionado ao corrimento ou uma sensação de ardor e coceira, informe o seu médico para que ele possa verificar se você tem fungos ou infecção bacteriana.

Alterações da mama
As alterações na mama são mais um sinal muito precoce da gravidez. Os níveis hormonais de uma mulher mudam rapidamente após a concepção. Por causa das mudanças, os seios podem apresentar inchaço, dor ou formigamento uma ou duas semanas mais tarde. Eles podem parecer mais pesados ou cheios e ficarem sensíveis ao toque. A área ao redor dos mamilos, chamada a aréola, também pode escurecer.

Outros fatores podem causar alterações na mama. Porém, se as mudanças são um sintoma precoce de gravidez, tenha em mente que vai levar várias semanas para que seu organismo se acostume com os novos níveis de hormônios. Mas quando isso acontece, a dor nos seios deve ficar mais suave.

Fadiga
Sentir-se muito cansada é normal na gravidez, e começa desde cedo.

Uma mulher pode começar a se sentir muito cansada já em uma semana após a concepção.

Por quê? A fadiga é muitas vezes relacionada ao alto nível de um hormônio chamado progesterona, embora outras coisas como níveis mais baixos de açúcar no sangue, pressão arterial mais baixa e um aumento na produção de sangue, possam contribuir.

Se a fadiga está relacionada com a gravidez, é importante descansar bastante. Comer alimentos que são ricos em proteínas e ferro pode ajudar a compensar isso.

Náuseas (enjoo matinal)
O enjoo matinal é um famoso sintoma de gravidez, mas nem toda mulher grávida o apresenta.

E aqui está o porquê de isso acontecer. Os níveis hormonais de uma mulher grávida podem retardar o esvaziamento do estômago. Isso contribui para as náuseas, muitas vezes chamadas de enjoo matinal, embora possa acontecer a qualquer momento durante o dia.

Além disso, algumas mulheres desejam – ou não suportam – certos alimentos quando ficam grávidas. Isso também está relacionado a alterações hormonais. O efeito pode ser tão forte que até mesmo o pensamento do que costumava ser um alimento favorito pode virar o estômago de uma mulher grávida.

É possível que as náuseas, desejos e aversões alimentares permaneçam durante toda a gravidez. Felizmente, os sintomas diminuem para muitas mulheres por volta da 13ª ou 14ª semana de sua gravidez.

Enquanto isso, não deixe de fazer uma dieta saudável, para que você e seu bebê em desenvolvimento possam obter os nutrientes essenciais e necessários. Você pode conversar com o seu médico sobre isso.

Menstruação atrasada
O sintoma inicial mais óbvio da gravidez – e aquele que faz com que a maioria das mulheres procure fazer um teste de gravidez – é a ausência da menstruação. Mas nem todos os períodos perdidos ou atrasados são causados pela gravidez.

Além disso, as mulheres podem experimentar algum sangramento durante a gravidez. Se você estiver grávida, pergunte ao seu médico o que você deve saber a respeito do sangramento. Por exemplo, quando o sangramento é normal e quando é um sinal de uma emergência?

Há razões, além da gravidez, para que a menstruação atrase. Pode ser que você tenha ganhado ou perdido muito peso. Problemas hormonais, fadiga ou estresse são outras possibilidades. Algumas mulheres têm falhas em seu período menstrual quando param de tomar pílulas anticoncepcionais. Mas, se a menstruação está atrasada e a gravidez é uma possibilidade, você pode querer fazer um teste de gravidez.

Outros sintomas de gravidez precoce
A gravidez traz mudanças em seu equilíbrio hormonal. E isso pode causar outros sintomas:

Uma mulher grávida pode ter todos esses sintomas, ou talvez ter apenas um ou dois. Se algum destes sintomas se tornar muito incômodo, converse com o seu médico sobre eles para que você possa saber como pode aliviá-los.

[Webmd]