Você está aqui: Semana a Semana » Nomes » M » Existe algo para melhorar os enjoos?
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Existe algo para melhorar os enjoos?

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Os nove meses de gravidez representam, sem dúvida, uma das fases mais importantes da vida de uma mulher e, também, do pai do bebê. Afinal, uma vida está sendo gerada no ventre materno, um ser humano que surgiu do amor e que era praticamente invisível, mas que dia após dia vai crescendo e se desenvolvendo, até estar totalmente pronto para vir ao mundo. Muitos acreditam que o surgimento de uma vida desta maneira é um verdadeiro milagre e, pensando com cuidado, isso faz muito sentido. Olhando para a criança já grande, com a sua própria personalidade, suas qualidades e potencialidades, suas preferências, é interessante pensar que ela já foi tão pequena e indefesa no ventre da mãe.

É por isso que os pais devem curtir os nove meses da gravidez, observar a barriga crescendo dia após dia e tudo o que isso representa, fazer planos para a chegada da criança e aguardar com carinho e ansiedade o momento de finalmente poder ver o rosto do bebê de perto, acariciando-o e protegendo-o. No entanto, apesar de ser um ótimo momento, a gestação não é uma fase muito fácil para algumas mulheres, pois as modificações que acontecem no organismo acabam trazendo sintomas que não são muito agradáveis, como algumas cólicas, insônia, vontade de comer pratos diferentes, necessidade frequente de ir ao banheiro e outras coisas.

Um dos maiores incômodos das gestantes, certamente é o enjoo, a sensação de náusea que chega até a provocar o vômito. Com algumas exceções, as mulheres grávidas costumam passar por isso durante os nove meses, contudo, existem algumas medidas que podem ser muito eficientes para aliviar o enjoo gestacional. Este mal estar que pode vir sozinho ou com o cheiro de algumas coisas costuma estar relacionado à atuação do hormônio HCG, que ajuda os ovários a produzirem o estrogênio e a progesterona mais intensamente no primeiro trimestre da gravidez, por isso, é comum que os enjoos sejam mais intensos neste período.

A primeira dica para evitar as náuseas é não permanecer sem comer por muitas horas, é importante deixar sempre o estômago cheio. Por isso, você pode comer menos em cada refeição, para conseguir se alimentar com mais frequência. Os alimentos leves como frutas e verduras podem fazer com que você se sinta saciada e têm menores chances de provocar mal estar, então, faça refeições mais saudáveis, como uma salada de folhas verdes, por exemplo. Durante a gestação, procure evitar tudo o que tenha cheiro muito forte, desde os perfumes até produtos de limpeza, a neutralidade dos odores é melhor para evitar enjoos.

O gengibre pode ser usado moderadamente para aliviar o enjoo

O gengibre pode ser usado moderadamente para aliviar o enjoo

O gengibre alivia as náuseas de algumas mulheres, portanto, você pode tomar um chá desta substância, mas não faça isso em excesso. É importante colocar carboidratos na sua dieta, mas para evitar os enjoos, procure as formas mais leves, como uma torrada, por exemplo. Algumas gestantes sentem incômodos na hora de escovar os dentes. Se este for o seu caso, tente mudar a marca ou sabor do creme dental, pois isso pode ajudar muito. Tenha algumas balas de limão sempre na bolsa, porque elas também ajudam a aliviar. Se você sente enjoos logo pela manhã, ao acordar, tenha próximo da cama um recipiente com algumas bolachas salgadas, e coma uma ou duas antes de se levantar.

Se os enjoos persistirem, tornarem-se mais intensos ou não aliviarem seguindo estas dicas, procure o seu médico, pois ele lhe indicará algum tratamento. O importante é que o mal estar não provoque perda de peso e também não faça com que faltem alguns nutrientes essenciais para mãe e filho.



Comente sobre este assunto