Return

Sua gravidez: 10 semanas

Como o seu bebê está crescendo

Embora ele tenha apenas o tamanho de um kumquat – um pouco mais de uma polegada ou mais, coroar para o fundo – e pesa menos de um quarto de onça, seu bebê agora completou a parte mais crítica de seu desenvolvimento. Este é o início do chamado período fetal, um momento em que os tecidos e órgãos em seu corpo crescem rapidamente e amadurecem.

Kumquat de laranja com haste e folhas em placa verde-clara
10 semanas: seu bebê tem aproximadamente o tamanho de um kumquat
Ele está engolindo fluido e chutando uma tempestade. Os órgãos vitais – incluindo seus rins, intestinos, cérebro e fígado (agora fazendo glóbulos vermelhos no lugar do saco vitelino que desaparece) – estão no lugar e começam a funcionar, embora eles continuem a desenvolver ao longo de sua gravidez.

Se você pudesse dar uma olhada dentro de seu útero, você veria detalhes minuciosos, como pequenas unhas formando nos dedos das mãos e dos pés (não mais correias) e os pêlos de pêssego começando a crescer na pele macia.

Em outros desenvolvimentos: os membros do seu bebê podem se dobrar agora. Suas mãos estão flexionadas no pulso e se encontram sobre seu coração, e seus pés podem ser suficientemente longos para se encontrar na frente de seu corpo. O contorno da coluna vertebral é claramente visível através da pele translúcida, e os nervos espinhais começam a se esticar de sua medula espinhal. A testa do seu bebê aumenta temporariamente com seu cérebro em desenvolvimento e fica muito alto em sua cabeça, o que mede metade do comprimento de seu corpo. Da coroa ao traseiro, ele tem aproximadamente 1 1/4 de polegada de comprimento. Nas próximas semanas, seu bebê novamente dobrará em tamanho – para quase 3 polegadas.

Como a sua vida está mudando

Na sua próxima visita pré-natal, você poderá ouvir os batimentos cardíacos rápidos do seu bebê com a ajuda de um Doppler, um dispositivo de ultra-som portátil que o seu médico ou parteira coloca na sua barriga. A batida do coração minúsculo do seu bebê parece o trovão de cavalos galopantes e, pela primeira vez, pode ser muito emocionante.

Antes de engravidar, seu útero era do tamanho de uma pequena pêra. Nesta semana, é tão grande quanto uma toranja. Você pode ou não estar pronto para uso de maternidade agora. Mesmo se você ainda não está lá, suas roupas regulares provavelmente estão se sentindo desconfortavelmente apertadas e seus seios podem estar esticando as costuras do seu sutiã. O espessamento na sua parte média é provavelmente devido ao ligeiro aumento de peso e inchaço. Se você estiver entre roupas normais e de maternidade, calças e saias com cintas elásticas indulgentes (ou cintura baixa que se sente abaixo da barriga) proporcionará um conforto muito necessário.

Dependendo do seu nível de aptidão, você provavelmente pode participar de uma ampla gama de atividades durante a gravidez. Nadar e andar são excelentes escolhas durante os nove meses. O exercício promove tônus ​​muscular, força e resistência – três qualidades que podem ajudá-lo a carregar o peso que você gera durante a gravidez, prepará-lo para o estresse físico do trabalho e tornar mais fácil a sua formação após o nascimento do bebê. (Infelizmente, não há evidências de que o exercício regular encurte o trabalho de parto).

“Minha versão da doença da manhã se desenvolveu todas as noites em torno da hora do jantar. Eu não podia comer nada, mas estava morrendo de fome (e irritadiço). As coisas melhoraram depois que eu ajustei minha agenda, comendo minha grande refeição pela manhã e algo leve – geralmente biscoitos e queijo ou cereal – para o jantar “.
– Susan

 

Saiba mais sobre: ​​Infecções durante a gravidez

Aqui estão três das infecções mais comuns durante a gravidez e o que você pode fazer sobre elas. Para obter mais informações, leia sobre essas outras infecções de gravidez a serem observadas.

O que eu preciso saber sobre infecções do trato urinário durante a gravidez?

As infecções do trato urinário (UTIs) são a infecção bacteriana mais comum durante a gravidez. Níveis mais elevados de progesterona são em parte culpados. O hormônio relaxa seu trato urinário, o que pode diminuir o fluxo de urina, dando às bactérias mais tempo para crescer. Mais tarde, na gravidez, outros fatores também entram em jogo.

Uma infecção ocorre quando as bactérias intestinais viajam de seu reto para a sua uretra e fazem seu caminho até o trato urinário, onde continuam a se multiplicar. Às vezes eles causam uma infecção da bexiga chamada cistite. Os sintomas da cistite incluem dor, desconforto ou queimação ao urinar, um desejo mais frequente de fazer xixi e desconforto pélvico ou dor abdominal inferior. Sua urina pode parecer turva e ter um mau cheiro.

É importante ver seu cuidador se você acha que você tem uma infecção da bexiga. A cistite não tratada pode levar a uma infecção renal que pode torná-lo seriamente doente e aumentar o risco de parto prematuro. Se você tem cistite, seu médico irá prescrever antibióticos seguros durante a gravidez para ajudar a prevenir outros problemas. Os antibióticos provavelmente aliviarão seus sintomas dentro de alguns dias, mas lembre-se de completar todo o curso de tratamento para destruir todas as bactérias.

As bactérias também podem se multiplicar no trato urinário sem causar sintomas (uma condição chamada bacteriúria assintomática), razão pela qual seu médico enviou uma amostra de sua urina para o laboratório em sua primeira visita pré-natal. Você precisará ser tratado com antibióticos se tiver uma bacteriúria assintomática.

O que eu preciso saber sobre a vaginose bacteriana durante a gravidez?

A vaginose bacteriana (BV) é uma infecção do aparelho genital causada por um crescimento excessivo de bactérias que normalmente vivem em pequenos números na vagina. Você pode não ter sintomas com BV. Se você fizer isso, você pode notar uma descarga fina, láctea branca ou cinza com um cheiro sujo ou de peixe. (Este odor é mais evidente após o sexo.) Você também pode ter alguma irritação ou prurido em sua vagina e vulva, embora pelo menos metade de todas as mulheres com BV não tenham sintomas.

A BV tem sido associada a um risco aumentado de parto prematuro e ruptura prematura das membranas amnióticas em torno de seu bebê. Se você tiver sintomas de BV ou se estiver em risco de parto prematuro, seu cuidador examinará a infecção e tratará você com antibióticos se os resultados forem positivos. Se você não está em risco ou não tem sintomas, seu médico não irá exibi-lo.

O que eu preciso saber sobre infecções fúngicas durante a gravidez?

As infecções fúngicas são infecções vaginais comuns que são ainda mais prováveis ​​quando você está grávida. Eles são causados ​​por fungos microscópicos na família Candida. Estes fungos são encontrados nas vaginas de quase um terço das mulheres e só se tornam um problema quando o crescimento é tão rápido que a ferida sobrecarrega outros microorganismos concorrentes. Seu aumento do nível de estrogênio durante a gravidez faz com que sua vagina produza mais glicogênio, tornando ainda mais fácil o fermento crescer lá. (Alguns pesquisadores pensam que o estrogênio também tem um efeito direto sobre o fermento, fazendo com que ambos cresçam mais rápido e fiquem melhores nas paredes da vagina).

Uma infecção por levedura não irá prejudicar seu bebê em desenvolvimento. Se você tem uma infecção quando entra no trabalho de parto, há chances de que seu recém-nascido o contrate enquanto ele passa pelo canal de parto. O fermento pode causar uma infecção comum chamada tordo, o que é reconhecível por manchas brancas na boca de um bebê. O tordo não é grave e é facilmente tratado em recém-nascidos saudáveis.

Atividade: comprar novos bras e indies

Provavelmente é o momento de atualizar suas notas secundárias. À medida que seus seios e cintura crescem e mudam, sutiãs de maternidade e roupas íntimas podem mantê-lo confortável. É sábio comprar um sutiã de maternidade em uma loja real (não online) para que um associado de vendas possa ajudá-lo a dimensionar. Procure um bom suporte e espaço para expandir. Seus peitos podem aumentar um ou dois tamanhos maiores nos próximos meses, especialmente se esta for sua primeira gravidez. [Babycenter]

 

Faça de um jeito em que você vai querer ainda mais do conteúdo do site e compartilhar no Forum suas desavenças durante a caminhada de ser mulher

Há que para de modo mais fácil que o momento que talvez estejam passando há
Por que tantos mimos se não há diálogo quando é necessário? faça de você algo
É o momento de dizer que agora é possível dizer que vocês estão juntos não
Há a forma correta de dizer palavras que saem da boca a vento e poupa
Por que é tão tentador saber que você está de acordo com o que se
Author
Date22/10/17

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *