Sintomas1 comentário

default thumbnail

só que estou com uma duvída,pois no meu exame tem dizendo,SEM ALTERAÇÕES MORFOLOGICAS,não sei o que significa MORFOLOGICAS alguém pode me esclarecer?bjss

1 comentario neste artigo

  • Brunna-Mariah agosto 11, 2011

    Qualquer alteração na anatomia de um ser vivo é uma alteração morfológica. Por exemplo, alterações no tamanho, peso, forma ou nas dimensões relativas de membros ou órgãos, todas essas são tipos de alterações morfológicas. Algumas são óbvias como o crescimento, em animais e plantas, outras menos, como as alterações anatômicas em girinos provocadas pelo aumento da densidade de predadores ou competidores.

    Algumas dessas alterações são decorrentes do efeito do ambiente, por exemplo, as causadas por alimentação, temperatura, fotoperíodo, exercício físico ou o efeito de substâncias teratogênicas, isto é, que causam más formações fetais.

    Outras alterações morfológicas são herdáveis, geralmente envolvendo mutações genéticas nas linhagens germinativas, desta forma podendo ser passadas próximas gerações. No estudo da evolução são estas alterações morfológicas herdáveis as mais importantes já que definimos evolução como a mudança das características herdáveis das populações através das gerações. Além disso, no caso da evolução as alterações morfológicas são avaliadas em termos de seus efeitos nas populações. Por exemplo, ao analisarmos as mudanças nos tamanhos médios dos indivíduos de certa população de animais ou plantas em que a seleção natural favorece tamanhos maiores ou menores.

    Espero ter ajudado beijos.

    Resposta

Adicione um comentário