Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » Você está pronta para ter filhos?
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Você está pronta para ter filhos?

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Algumas opções (papel ou plástico? Café ou espresso? “The X Factor” ou “The Voice”?) são fáceis. Mas algumas, como quando ter um bebê, pode ser mais que um desafio.

“Quando meu marido, Bret, e eu começamos a discutir sobre ter um bebê, nós morávamos na Califórnia, enquanto minha família estava de volta à Costa Leste”, diz Caley Bowman, 32 anos, gerente de marketing em Asheville, Carolina do Norte. “Eu não estava tão certa se queria estar tão longe deles. Além disso, sou muito ativa e não sabia se eu estava pronta para desistir do meu estilo de vida. E depois, havia as finanças para considerar. Poderíamos arcar financeiramente?”.

Caley e Bret refletiram sobre a paternidade durante meses antes de finalmente decidirem que eles estavam prontos. Alguns casais lutam ainda mais com a ideia. “São tantos os fatores que entram na decisão, e é diferente para cada casal”, diz Lisa Mazzullo, médica, professora assistente de obstetrícia e ginecologia.

Como ter certeza? Se você puder responder “sim” a estas quatro perguntas, você pode estar mais preparada do que você imagina.

1. O seu relacionamento é saudável? Ou, se você é solteira, você tem um bom sistema de apoio? “Saudável não significa perfeito”, diz Mazzullo. Mas vocês deve ser capazes de se comunicar bem, ter respeito mútuo um pelo outro, e compartilhar tarefas bem. “Qualquer estresse que um casal tem em torno de dinheiro, sexo, ou família devem ser tratados antes de engravidar”, diz ela.

2. Você está pronta para se concentrar em algo mais que a carreira? Mesmo que os homens possam mudar suas prioridades uma vez que um bebê está na área, as mulheres enfrentam mais desafios, incluindo os físicos durante a gravidez (fadiga e desgaste), assim como a possível culpa que cerca a decisão de continuar ou não trabalhando. “Os casais precisam decidir juntos como será o plano – se alguém vai parar de trabalhar ou se eles vão procurar cuidados infantis fora de casa”, diz Mazzullo. “Pode ser uma decisão emocional, por isso é melhor fazer isso antes de engravidar.”

3. Você conhece a política de maternidade/paternidade no trabalho? Cada empresa é diferente, e você precisa ter certeza de que você tem um plano em prática, seja economizando o período de férias, usando atestados de curto prazo, ou economizando seus tostões e ficando um tempo não remunerado fora durante os primeiros meses de vida do seu bebê.

4. Você está financeiramente preparada? “Isso não significa que você tem que ter uma casa de cinco quartos, dois carros, e todos os seus cartões de crédito pagos”, diz Mazzullo “…mas você deve ter renda suficiente para pagar confortavelmente o básico: fraldas, cuidados infantis, despesas médicas.”

[Webmd]



Comente sobre este assunto