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Se você sempre quis aperfeiçoar o seu desmaio, os próximos nove meses podem ser a sua melhor chance. Mas se você prefere manter os pés no chão, aqui está o que você precisa saber sobre a sensação de tontura durante a gravidez.

O que é a tontura durante a gravidez?
Uma sensação desorientadora de instabilidade (vertigem) que pode fazer mães grávidas se sentirem como se estivessem prestes a cair ou desmaiar (e às vezes isso acontece!).

O que causa tonturas durante a gravidez?
No início da gravidez, a tontura é provável devido ao fato de que seu corpo ainda não produzir sangue o suficiente para encher um sistema circulatório em rápida expansão. (A boa notícia: seu corpo está se preparando para atender às necessidades de dois corpos ao invés de um).

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No segundo trimestre de gravidez (e aumentando!), o crescimento do seu útero pode pressionar os vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo de sangue para seu cérebro, às vezes fazendo girar a cabeça. (A propósito, o fluxo sanguíneo reduzido é, provavelmente, a razão pela qual muitas vezes você esquece até mesmo o seu próprio nome durantes estes dias.) Você também pode sentir tontura se o açúcar no seu sangue cai ou se você ficar desidratada.

Outra possível razão pela qual você está se sentindo tonta durante a gravidez é que você pode estar gastando muito tempo em um lugar quente ou abafado, especialmente se você está vestindo roupas que são muito apertadas ou quentes. Lembre-se, o seu corpo é um forno de fazer bebês, gerando muito de seu próprio calor agora.

O que você precisa saber sobre tonturas durante a gravidez:
É comum sentir tonturas durante a gravidez, mas se a sua tontura persistir, ou se você realmente se sentir fraca, ligue para o seu médico só para ter certeza de que está tudo bem.

E tenha em mente que não importa quão “normal” seja sentir tonturas quando você está grávida, isso não significa que você deve ignorar a sensação. Se você está se sentindo tonta, use o bom senso: não dirigir, não trabalhar fora ou não manusear qualquer coisa perigosa. Se você começar a se sentir realmente tonta, sente-se imediatamente para que você não acabe caindo e machucando a si mesma ou o seu bebê.

O que fazer com tonturas durante a gravidez:
Você pode parar uma tontura se deitando assim que começar a sentir zonza. Eleve seus pés para aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Ainda melhor: sente-se e se dobre o mais à frente possível, colocando a cabeça entre seus joelhos, se possível. Se não há nenhum lugar para se deitar ou se sentar, ajoelhe-se em um joelho e se curve para a frente, como se estivesse amarrando o seu sapato até que a tontura passe. E se você precisar de ajuda, não se envergonhe em pedir.

Para evitar que a tontura comece em primeiro lugar:

  • Não se levantar muito rapidamente a partir de uma posição sentada ou deitada.
  • Comer proteína em todas as refeições para manter estável os níveis de açúcar no sangue.
  • Certificar-se de que você está comendo bem durante a gravidez – comer várias pequenas refeições ao longo do dia.
  • Levar lanches saudáveis com você para um rápido aumento de açúcar no sangue. Boas opções: uma caixa de passas, uma fruta ou um pacote de biscoito integral.
  • Beber bastante água – pelo menos oito copos por dia; mais ainda se estiver quente ou se você estiver trabalhando fora.
  • Vestir-se com camadas fáceis de tirar quando você começar a se sentir superaquecida.
  • Não usar roupas apertadas, lenços, ou chapéus.

Se as tonturas ou vertigens persistirem, informe o seu médico sobre como você está se sentindo em sua próxima visita. Mas se você realmente passar mal, chame o médico o mais rápido possível.

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