Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » Planejando a gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Planejando a gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Engravidar é o sonho de muitas mulheres que, depois de casadas, planejam aumentar a família e estabelecer um novo relacionamento com a vida. Por esse motivo, muitos casais optam por planejar a gravidez, para que, assim, tudo saia do jeito que sempre se imaginou e que nenhuma surpresa estrague o sonho de trazer ao mundo mais um ser humano amado.

Normalmente, o casal opta por engravidar algum tempo depois de casados ou de terem uma relação consistente, porque a vinda de um filho acarreta em mudanças significativas tanto na vida cotidiana do casal, como nas áreas afetiva e econômica dos futuros papais.

Os primeiros passos para se planejar uma gravidez

Quando se planeja uma gravidez, a primeira coisa a ser feita é procurar um médico ginecologista, que pedirá alguns exames hormonais que facilitaram muito a vida da futura mamãe. Isso acontece porque os exames podem revelar alguma alteração hormonal que deve ser corrigida antes das tentativas efetivas de se engravidar comecem, evitando assim que o casal fique frustrado mês após mês quando a gravidez não é confirmada.

Casal planejando a gravidez

Casal planejando a gravidez

Com o acompanhamento médico, é possível também que o ginecologista receite ácido fólico para futura gestante, facilitando assim a concepção do futuro herdeiro. É também com o acompanhamento médico que o casal sabe de forma mais efetiva o que deve esperar nos primeiros meses de tentativa, e que não crie uma expectativa irreal de que deverá engravidar depressa, já que, sabe-se, principalmente, que a ansiedade é um dos problemas mais decorrentes enfrentados pelas futuras mamães na hora de tentar engravidar, que acabam se desesperando quando percebem que não conseguem engravidar. Muitos médicos afirmam, inclusive, que é natural que as tentativas de engravidar durem pelo menos um ano.

Outras suplementações também podem ajudar muito quem quer engravidar. Muitos estudos científicos já comprovam que a ingestão de algumas vitaminas três meses antes de engravidar acaba por diminuir de forma significativa problemas como má formação do bebê, principalmente no coração, neurônios e membros. Elas também diminuem a ocorrência de pré-eclâmpsia, diabetes, nascimentos prematuros, e até o risco de tromboses, assim como são responsáveis por suprirem as vitaminas que acabam baixas durante uma gestação.

Menina ou menino?

O que muitos casais ainda não sabem é que é possível planejar o sexo do seu bebê sem recorrer a tratamentos caros, altamente tecnológicos e, ainda, muito contraditórios. O método é muito usado por papais que já têm filhos meninos e querem uma menina, ou vice e versa, e é tão simples que pode surpreender os mais desavisados. Os médicos afirmam que o momento da relação é decisivo na hora de ter menino ou menina e, por isso, esse período pode ser usado a favor do casal na hora de planejar o sexo do bebê.

Para quem quer ter um menino, o ideal é que a relação sexual aconteça próxima ao dia da ovulação, porque os espermatozoides que carregam o gene Y são mais rápidos e leves, e chegam ao óvulo com maior facilidade. Já quem sonha em ter uma menina, deve ter relação no início do ciclo, ou até dois antes da ovulação, porque os espermatozoides que carregam o gene X são mais resistentes e lentos.



Comente sobre este assunto