Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » ola mamaes…………………………………………..

ola mamaes…………………………………………..

para que serve a ultra morfologica e qual a diferenca entre a ultra 3d

2 respostas para “ola mamaes…………………………………………..”

  1. Patricia Pereira disse:

    O Ultra-som Morfológico é um exame que permite avaliar toda a anatomia interna e externa do feto em desenvolvimento…”

    O que é o Ultra-som Morfológico?

    O Ultra-som Morfológico é um exame que permite avaliar toda a anatomia interna e externa do feto em desenvolvimento.

    Como é um Exame Morfológico?

    Quando realizado no período entre 11-14 semanas, a via de acesso é preferencialmente via transvaginal, podendo ser eventualmente por via transabdominal. Quando realizado no período entre 18-24 semanas, a via de acesso é via transabdominal, mas para a avaliação do colo uterino o exame é feito via transvaginal.

    Por ser mais detalhado, o exame é mais demorado que os outros, pois são verificados: o número de fetos, a localização da placenta, a medida do colo uterino e toda a Morfologia Fetal (Pólo Cefálico, Cérebro, Face, Coluna, Nuca, Tórax, Coração, Abdome, Aparelho Genito-Urinário, Extremidades, etc).
    Além disso, dependendo da fase em que é realizado, também são identificados os seguintes parâmetros:

    Quando realizado no período entre 11-14 semanas é feita a identificação e a avaliação do saco gestacional, a principal datação da gestação (que será utilizada como referência para toda a gestação) e o comprimento do feto (CCN).

    E quando realizado no período entre 18-24 semanas, é realizada a Avaliação do Volume de Líquido Amniótico, do grau placentário e na Morfologia Fetal é analisado também o Trato Gastro-intestinal e a atividade e ritmo cardíaco.

    Quando deve ser realizado?

    O exame morfológico deve ser realizado, de preferência, no período entre 18-24 semanas. Mas a tendência atual é a realização de uma outra avaliação preliminar da estrutura fetal durante a realização da translucência nucal no período de 11–14 semanas.

    Quem deve fazer o exame?

    As anomalias estruturais são muito raras entre os recém-nascidos, mas a ocorrência é maior em gestantes de baixo risco (sem qualquer história anterior), portanto, todas as mulheres devem realizar o exame, principalmente quando:

    – A gestante tiver 35 anos ou mais.

    – Existem históricos familiares de malformações e/ou alterações genéticas.

    – Malformações ou alterações genéticas em gestações anteriores.

    – A gestante possui doenças como diabetes.

    – Há suspeita de infecções como rubéola, toxoplasmose, etc.

    – Gestações múltiplas.

  2. Patricia Pereira disse:

    O ultra-som 3D, que reconstrói as imagens do bebê em três dimensões (um avanço comparado aos borrões que apareciam na tela há alguns anos e exigiam muita imaginação para serem decifrados).Ainda mais moderno, o ultra-som 3D em tempo real mostra o bebê como em filme. Os detalhes das mãos, pés, da cabeça… tudo aparece em detalhes. Mas as imagens estão bem longe de lembrar anúncios com bebês fofos e gordinhos. Ao contrário, elas podem até assustar um pouco. Mas servem para conter a curiosidade dos pais mais afoitos, loucos para ver o rosto que está por chegar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *