Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » O primeiro trimestre: crescimento e desenvolvimento do seu bebê no início da gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

O primeiro trimestre: crescimento e desenvolvimento do seu bebê no início da gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Primeiro mês de gravidez

O saco amniótico é um saco que se forma ao redor do ovócito fertilizado e que está repleto de líquido amniótico. Ele ajuda a amortecer o embrião em crescimento ao longo da gravidez.

A placenta também se desenvolve neste momento do primeiro trimestre. Ela é um órgão redondo e achatado que transfere nutrientes da mãe para o bebê e também realiza a transferência de resíduos provenientes do bebê.

Um rosto primitivo toma forma com grandes círculos pretos no lugar dos olhos. A boca, a mandíbula e o pescoço estão em desenvolvimento. As células sanguíneas estão tomando forma, e a circulação irá começar.

Ao final do primeiro mês de gravidez, o bebê tem de 6 a 7 mm de comprimento – aproximadamente do tamanho de um grão de arroz!

Final do primeiro mês

Final do primeiro mês

Segundo mês de gravidez

As características faciais do seu bebê continuam a se desenvolver. Cada orelha começa como uma pequena dobra de pele ao lado da cabeça. Os brotos minúsculos que se transformarão em braços e pernas estão se formando. Assim como os dedos e os olhos também estão se formando no segundo mês de gravidez.

O tubo neural (cérebro, medula espinhal e outros tecidos neurais do sistema nervoso central) está bem formado. O trato digestivo e os órgãos sensoriais começam a se desenvolver. Ossos começam a substituir cartilagens. O embrião começa a se mover, embora a mãe ainda não possa sentir isso.

Ao final do segundo mês, seu bebê, agora um feto, tem cerca de 2,54 centímetros de comprimento, pesando cerca de 9.45 gramas, e um terço do bebê agora é composto de sua cabeça.

Seis semanas

Seis semanas

Terceiro mês de gravidez

Ao final do terceiro mês de gravidez, o bebê está completamente formado. Seu bebê tem braços, mãos, dedos das mãos, pés e dedos dos pés e pode abrir e fechar os punhos e a boca. As unhas estão começando a se desenvolver e as orelhas estão formadas. Os primórdios dos dentes estão em desenvolvimento. Os órgãos reprodutivos do seu bebê também estão se formando, mas o sexo do bebê ainda é difícil de ser determinado através de um ultrassom. Os sistemas circulatório e urinário estão trabalhando e o fígado produz bile.

No final do terceiro mês, o bebê tem de 7,6 a 10 centímetros de comprimento e pesa cerca de 28 gramas.

Pregnancy_Your_Babys_Growth_and_Development_Months_1_to_3_-_12_Weeks

12 semanas

Como o desenvolvimento mais crítico do seu bebê já aconteceu, sua chance de aborto cai consideravelmente após três meses de gravidez.

[Webmd]



Comente sobre este assunto