Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » O início da concepção
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

O início da concepção

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

A concepção trata-se do início da gravidez. Ou seja, do momento em que o espermatozoide encontra o óvulo e é fecundado. Para que aconteça isso, a mulher precisa estar nos seus dias férteis e o espermatozoide precisa ter força para fertilizar o óvulo. Sem isso, não ocorre o início da concepção e os espermas são eliminados, sem a ocorrência da gravidez.

Quando ocorre a ovulação?

Duas semanas antes de sua próxima menstruação é o chamado “período fértil”, ou seja, o período em que o seu útero está mais receptivo à entrada e permanência dos espermatozoides. Portanto, é nessa etapa quando ocorre a ovulação, que se trata do processo no qual o óvulo é liberado e conduzido até as extremidades de alguma de suas tubas uterinas, local onde a fertilização ocorre. Depois disso, o óvulo é transportado até o útero, onde o começa a crescer.

Como é o período de ovulação?

No período de ovulação, a camada de muco do colo do útero que se abre e a vagina se torna mais líquida. Isso acontece para garantir que os espermatozoides consigam penetrar o útero de forma mais rápida, alcançando o óvulo em, aproximadamente, cinco minutos depois do coito. Enquanto se desloca até o útero, o óvulo se divide diversas vezes nessa etapa, recebendo a denominação de ovo ou zigoto. Em cerca de 10 dias, o embrião estará formado e começa a se desenvolver. A partir da 12ª semana é quando começa a ser considerado um feto.

Fecundação, o que é e quais são os seus sintomas?

Espermatozoide  fertilizando o óvulo

Espermatozoide fertilizando o óvulo

Quando o óvulo é fertilizado por um espermatozoide, então temos o que chamamos de fecundação ou concepção, processos que acontecem, nos casos normais, nas trompas de Falópio, representando o início da gravidez. Os principais sintomas da fecundação são a presença de um leve corrimento que possui uma cor próxima dos tons rosados, acompanhado de um leve desconforto no abdômen, bastante parecido com as cólicas menstruais. Algumas mulheres não percebem esses sintomas.

É possível menstruar mesmo grávida?

Não é normal a menstruação durante a gestação, no entanto, não raramente existem mulheres que apresentam o quadro no início da gravidez. Isso acontece porque, no geral, a menstruação só costuma aparecer quando o óvulo não encontra o espermatozoide, que é quando não ocorre a gravidez. Na maioria das vezes, a menstruação não significa um transtorno sério ou vital, tanto para as mães, quanto para os bebês, mas, na sua ocorrência, é essencial procurar a ajuda de um médico obstetra.

Quais são os principais sinais do início da concepção?

Além dos sintomas da fecundação, existem os sinais de gravidez amplamente conhecidos. Entre eles estão o atraso da menstruação, os enjoos, cansaço, as cólicas e os pequenos corrimentos rosados, aumento na vontade de urinar, principalmente nos períodos noturnos, região das mamas ficam sensíveis, algumas mulheres apresentam mais sono e indisposição, além de pequenos sangramentos, sendo que esses acontecem devido à entrada do embrião no útero.



Comente sobre este assunto