Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » 9 Meses de Gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

9 Meses de Gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

No último mês de gravidez, ou de 36 a 40 semanas de gestação, é uma etapa de muita ansiedade sentida pela mulher. O desconforto é grande, a barriga está enorme e pesando bastante, as costas doem, os pés, mãos e rosto podem inchar todos ao mesmo tempo e a azia se torna presente diariamente.

Muitas gestantes costumam, também, sentir a sensação de que o bebê vai despencar enquanto andam – por isso, a maioria senta de perna aberta nesta etapa. O bebê já apresenta aproximadamente três quilogramas e, praticamente, não existe posição confortável. Porém, a expectativa é maior que tudo!

Desenvolvimento do bebê

Nesta etapa, o bebê já está grandão e completamente formado. Os pulmões podem funcionar perfeitamente depois da 39ª semana de gestação, porém, os bebês que nascem um pouco antes já têm enormes chances de sobreviver, ainda mais se nascerem em um hospital preparado.

No útero, o bebê não consegue mais se mexer tanto. Isso acontece porque ele está grande e o espaço, reduzido. No entanto, ele vai chutar bastante e dar muitas cotoveladas, afinal, está quase chegando o dia de conhecer o papai e a mamãe!

Embrião com 9 meses de gestação

Embrião com 9 meses de gestação

O bebê pode estar encaixado – de cabeça para baixo – ou não. A posição encaixada favorece os partos normais, enquanto, quando estão sentados, pode ser que seja necessária a operação cesariana. O bebê costuma se virar um pouco antes do nascimento.

A cor e a íris dos olhos já estão formadas, mas nem por isso você verá a cor real dos olhos do seu filho assim que ele nascer. O olho dos bebês todos nascem com uma tonalidade azulada ou acinzentada. A cor se define completamente após os seis meses de vida.

Alterações no corpo da Mãe

Corpo da gestante durante 9 meses de gravidez

Corpo da gestante durante 9 meses de gravidez

As contrações no nono mês aparecem cada vez mais, pois o corpo da grávida se prepara, aos poucos, para o momento do parto. Algumas mamães de primeira viagem não sabem, mas contração é quando ela sente dores nas costas e a barriga fica totalmente dura.

As dores nas costas são cada vez maiores, pois a coluna da gestante agora tem de suportar bons quilos a mais. O inchaço nos pés, no rosto e nas mãos são comuns também. Isso acontece porque há muita retenção do líquido no organismo da mãe.

Muitas grávidas não conseguem se alimentar e perdem quilos importantes nas últimas semanas, já que o bebê ocupa todo o espaço e a mãe pode sentir náuseas, enjoos e falta de apetite. No entanto, é de fundamental importância que a alimentação seja feita de forma nutritiva.

Como devo me alimentar?

Já que nesses dias finais da gestação o desconforto será grande, opte por uma alimentação leve, porém nutritiva. No café da manhã, evite a cafeína e aposte nos cereais matinais, iogurtes e queijos, pois são ricos nos nutrientes de que você necessita.

Legumes, frutas, vegetais, peixes e carnes magras são ótimas opções de cardápio para as refeições, como almoço e janta. No entanto, a grávida deve se alertar para comer pouco e em um curto intervalo de tempo.

Água é fundamental, pois ajuda na hidratação e no bom funcionamento de todo o organismo, tanto da gestante, como do bebê. O corpo trabalhará muito mais para suportar a nova estrutura e algumas mamães podem sentir muita fome, ao invés de falta de apetite. Nesse caso, prefira os alimentos saudáveis e evite os doces, que causam azia e pioram a qualidade do sono, quando consumidos durante a noite.



Comente sobre este assunto