Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » 2 Meses de Gravidez
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

2 Meses de Gravidez

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

A gravidez é um dos momentos mais lindos e especiais da vida dos seres humanos. Dotados de inteligência e de emoções das mais variadas possíveis, os seres humanos encaram a possibilidade e todo o processo de gerar outra vida de forma esplendorosa, feita com muito amor.

Quanto mais informações sobre as etapas da gravidez a gestante possuir, melhor será o processo dos nove meses de gestação. Devidamente orientada, a futura mamãe já estará preparada para passar por algumas alterações corporais típicas da gravidez, saberá como são as etapas de desenvolvimento de seu bebê e também ficará ciente das orientações alimentares e restrições sugeridas em todo o período.

Cada fase da gravidez é marcada por mudanças específicas. Em uma gravidez que está em dois meses de andamento, a mamãe e a criança já possuem algumas características bem marcantes e apresentam mudanças significativas e muito especiais, como veremos a seguir.

Desenvolvimento do bebê aos dois meses de gravidez

É interessante como o processo de formação do feto se dá rapidamente e de forma muito precisa nos seres humanos. Muitas pessoas pensam que em dois meses de gravidez quase nada aconteceu com o bebê, mas, na verdade, ele já passou por algumas alterações e transformações fundamentais para seu desenvolvimento sadio.

Embrião com 2 meses de gestação

Embrião com 2 meses de gestação

Em dois meses de gravidez é possível dizer que tudo ocorre com seu filho de forma muito rápida. Nesta etapa, o feto mede cerca de cinco centímetros e pode pesar até 15 gramas. Parece pouco, não é? Mas, na verdade, é bastante e, principalmente, o esperado.

É claro que há o devido acompanhamento médico para saber como está sendo o desenvolvimento do bebê em dois meses de gravidez e, se tudo estiver dentro do previsto, as informações gerais serão muito parecidas com essas, a não ser que você esteja vivendo uma gravidez especial. Nessa etapa, ele já está praticamente pré-formado, com mãos, olhos, genitais, pés, sistema circulatório e sistema urinário. Nesta fase o feto começa a ensaiar os primeiros bocejos e os primeiros movimentos corporais.

Alterações no corpo da mãe

Corpo da gestante com 2 meses de gravidez

Corpo da gestante com 2 meses de gravidez

No segundo mês de gravidez as principais alterações corporais na mamãe são internas, principalmente aquelas relacionadas aos hormônios que o corpo produz com a chegada da criança para abrigar em seu corpo. Nesta fase é muito comum sentir bastante enjoo. Algumas mulheres se queixam nessa fase de muita sonolência, cansaço exagerado e também pouca disposição para atividades que antes eram mais tranquilas e rotineiras.

Não fique preocupada se isso acontecer com você. É a resposta natural do seu corpo para tudo de novo que está acontecendo com ele. Esses sintomas estão ligados à ação corporal de um hormônio conhecido como HCG, chamado também de gonadotrofina coriônica humana.

A partir do terceiro mês de gravidez, esses sintomas devem passar. Caso isso não aconteça, é bom informar ao médico que acompanha sua gravidez.

Para aliviar um pouco esses sintomas causados por esse hormônio, é preciso manter uma alimentação regular, com pequenas porções. Claro, a alimentação deve ser extremamente saudável.

Há mulheres que se queixam de enjoo até com a pasta de dente! Não se espante caso isso aconteça com você também. Tudo isso é normal e não deve ultrapassar o terceiro mês de gravidez.

O que comer em dois meses de gravidez

A primeira orientação é sobre o que você não deve ingerir nos dois meses de gravidez. Fumar está fora de cogitação. Se você é fumante, aproveite o momento para largar o cigarro de uma vez por todas. Bebidas alcoólicas também não são bem-vindas, assim como frituras e alimentos muito pesados.

A orientação é manter uma alimentação balanceada e leve, com frutas, chás, bolachas água e sal para aliviar o enjoo, e refeições sem gordura.



Comente sobre este assunto