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O que causa aquela sensação de inchaço, cheia de gás, durante a gravidez – e o que cada mulher grávida pode fazer a respeito do inchaço na gravidez? 

O que é o inchaço durante a gravidez?
No dicionário, “inchar” significa “encher ou inflar com líquido ou gás”. (Ah, então é por isso que você está se sentindo como um balão de ar quente). Quando você está grávida, inchaço significa desconforto – e muito, já que a sensação de inchaço pode ser um dos seus sintomas mais frequentes e menos charmosos durante a gravidez.

O que causa isso?
Quase parece que o seu jeans começa a ficar mais confortável assim que o teste de gravidez dá positivo – e você pode agradecer ao hormônio progesterona por esse fenômeno de inchaço. Enquanto a progesterona é essencial para a manutenção da saúde (que é, afinal, o hormônio pró-gestação), ela também liberta o tão maravilhoso trio: inchaço, arroto e flatulências. Por quê? A progesterona faz com que o tecido muscular liso em seu corpo (incluindo o trato gastrointestinal) relaxe por completo. Isso retarda a digestão, dando mais tempo para que os nutrientes dos alimentos que você come entrem em sua corrente sanguínea e atinja o seu bebê. Essa é a boa notícia. A má notícia é que esse metabolismo mais lento pode causar inchaço.

O que você precisa saber sobre isso:
Desculpe, mas a sensação de que comeu muito que você está enfrentando tem chances de piorar à medida que o útero continua a expandir e a pressionar seu estômago e intestinos. É um pouco de dor para você (literalmente), mas fique mais confortável em saber que seu bebê está alheio ao seu desconforto. Ele está muito confortável em seu ventre, apenas ouvindo a bela música gástrica que o seu corpo está fazendo.

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O que você pode fazer a respeito disso:

  • Comer direito e beber muita água para evitar a prisão de ventre durante a gravidez, o que pode agravar o inchaço.
  • Optar por refeições menores que não sobrecarreguem o seu sistema digestivo. Faça seis pequenas refeições por dia, ao invés de três grandes.
  • Comer devagar (vê? sua mãe estava certa). Quando você come muito rápido, muitas vezes você engole ar, o que pode formar bolsões de gás em sua barriga. Mastigue bem os alimentos para dar à digestão uma vantagem – não só vai fazer sua mãe mais feliz, mas sua barriga também.
  • Tentar relaxar. A tensão também pode fazer com que você engula ar, tanto durante as refeições quanto durante o dia. Não fale sobre assuntos que vão deixa-la estressada.
  • Manter a sua dieta da gravidez e evitar alimentos gasosos como repolho, feijão, frituras, cebola, ou qualquer coisa que afete o seu aparelho digestivo especial de uma forma dolorosa.

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