DúvidasNenhum comentário

Junto com sua barriga em expansão podem surgir novas dores. Aqui estão algumas razões pelas quais dores de cabeça durante a gravidez são comuns e o que você pode fazer a respeito delas.

Estar grávida pode já ser uma dor de cabeça. (Talvez seja caminho apenas a forma que a natureza tem de prepará-la para ser mãe de um adolescente).

O que causa dores de cabeça durante a gravidez?
O principal culpado é, como sempre, as mudanças hormonais pelas quais você está passando. Outras causas de dores de cabeça podem ser fadiga da gravidez (há muita fadiga quando você está na expectativa), tensão (e como), aumento da fome durante a gravidez (idem), estresse físico ou emocional (duplo idem), superaquecimento, ou uma combinação de alguns ou todos eles.

Gestante com dor de cabeça durante a gravidez

Gestante com dor de cabeça durante a gravidez

O que você precisa saber sobre elas:
Muitas mulheres, mesmo aquelas que não tiveram anteriormente uma série de dores de cabeça todos os dias, vão tê-las durante a gravidez. A grande maioria das dores de cabeça da gravidez é um sofrimento – mas não é grave nem nada com o que se preocupar.

O que você pode fazer sobre elas:
Apesar de você não poder tomar ibuprofeno ou aspirina quando você está grávida, você pode tomar paracetamol (mas verifique com seu médico para obter instruções sobre como fazer isso com segurança). Além disso, há uma abundância de outras medidas seguras durante a gravidez que você pode tomar para evitar e lutar contra as dores de cabeça nesse período:

  • Para ficar longe de dores de cabeça de fadiga, certifique-se de descansar o suficiente, especialmente no primeiro e no terceiro trimestres. Não durma demais, pois muito dessa coisa boa também pode fazer a sua cabeça doer.
  • Para dores de cabeça tensionais e enxaquecas durante a gravidez, passe alguns minutos deitada em um quarto escuro e silencioso. Se você está no trabalho, tente fechar os olhos e colocar os pés para o alto por 15 minutos (diga a seu chefe que você está em um momento de ter ideias). Outra solução para dores de cabeça na gravidez é colocar um saco de gelo ou compressa fria na parte de trás do seu pescoço por 20 minutos, enquanto você relaxa. Para evitar que o estresse se acumule e se transforme em uma dor de cabeça de tensão, matricule-se em um curso de yoga para grávidas, faça meditação ou alguns exercícios de respiração – tudo o que vai ajudá-la a relaxar.
  • Para dores de cabeça relacionadas à sinusite, tente inalação de vapor para aliviar a congestão e use um umidificador para adicionar umidade ao ar. Beber muito líquido também irá deixar o muco fluir, e verifique com o seu médico que tipo de descongestionante nasal segura você pode usar. E enquanto você está verificando com o seu médico, peça-o para examiná-la: a sinusite pode estar causando suas dores de cabeça.
  • Para todos os tipos de dores de cabeça, continue se alimentando bem – o açúcar baixo no sangue, resultante de pular refeições, pode desencadear uma dor de cabeça, assim como a queimação que vem depois de comer um monte de doces. Tenha sempre um saco de bolachas integrais, um recipiente com frutas secas ou uma nutritiva barra de cereal em sua bolsa, mesa ou porta-luvas (ou todos os três), assim você sempre terá um lanche saudável ao alcance do braço.
  • Vá devagar se você está desistindo de café. Cortar a cafeína durante a gravidez rápido demais pode provocar dores de cabeça de abstinência. Mesmo se você for apenas uma pessoa de “um café ao dia”, prossiga bebendo primeiro a metade de um copo antes de eliminar a cafeína inteiramente. A mesma regra vale para o refrigerante.
  • Tome um pouco de ar. Evite locais quentes, abafados, ou locais para fumantes (embora você deva evitar salas cheias de fumaça por um motivo muito mais grave), e se vista em camadas, para que você possa descartar uma por uma antes que um superaquecimento cause uma dor de cabeça. Presa em um lugar fechado? Pegue um ar fresco algumas vezes ao dia (ou pelo menos abra uma janela).
  • Iluminação fluorescente, espaços de trabalho sem janelas e odores fortes (você é mais sensível a eles do que nunca) podem todos causar dor de cabeça, então tome as medidas que puder para controlar seu ambiente – ou, pelo menos, faça pausas o quão frequentemente você puder.
  • Ruídos podem causar-lhe dor de cabeça; se você for extrassensível a ruídos altos, você pode fazer disso um motivo para evitar os lugares mais barulhentos (shoppings, organização de festas, restaurantes barulhentos). Se o seu trabalho é muito barulhento, converse com seu chefe sobre a tomada de medidas para reduzir o excesso de ruído – ou peça uma transferência para uma área mais calma, se possível.
  • Cuidado com a postura. Tente não ficar desleixada, curvar-se demais ou fazer algo parecido (tricotando botinhas de bebê?) por longos períodos de tempo.

Nota: se a sua dor de cabeça persistir por mais de quatro horas ou se você tiver outros sintomas (febre, distúrbios visuais, ganho súbito de peso, ou inchaço em seu rosto ou nas mãos), contate o seu médico.

[WhatToExpect]