Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dúvidas » Descobriu que vai ter gêmeos? Veja o que muda
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Descobriu que vai ter gêmeos? Veja o que muda

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Ficar grávida é um dos maiores sonhos para uma boa parte das mulheres. Mesmo para aquelas que não estão casadas ainda, há algo dentro de si que espera o ato de ser mãe, é algo natural para as mulheres. E quando isso acontece, a alegria é enorme, mas vem acompanhada de várias dúvidas, vários medos, incertezas. Se, por um acaso do destino, ela estiver grávida de gêmeos então, aí é que as coisas se tornam ainda mais difíceis. O medo aumenta ainda mais, já que é comum ouvirmos que a gravidez de gêmeos (ou, até mesmo, mais bebês) é uma gravidez de risco.

Porém, este tipo de gravidez pode ter um cuidado maior, evitando quaisquer complicações. Algumas dicas são interessantes, por isso, saber como lidar com essa situação já é um passo importante.

Em primeiro lugar, o descanso é algo que deve ser priorizado. Com o corpo pesando mais do que deveria se houvesse apenas um bebê, as mães precisam de longos momentos de repouso, para que suas energias se recomponham. O peso da barriga com o passar dos meses vai aumentando consideravelmente e dores nas costas aparecem com maior frequência. Por isso, a grávida de gêmeos precisa descansar sempre que possível.

O cuidado e o pré-natal

Os boatos sobre os riscos de uma gravidez de gêmeos serem maiores são verdadeiros em partes. Muitas pessoas dizem que somente é possível fazer o parto por cesariana. Porém, é fato que muitas mulheres conseguem fazer o parto normal. O acompanhamento do médico deve ser feito muito mais frequentemente do que o normal, já que são dois bebês e tudo deve ser feito com mais atenção e mais cuidado.

Grávidas de gêmeos devem visitar o médico com mais frequência

Grávidas de gêmeos devem visitar o médico com mais frequência

A pressão arterial também merece atenção especial. Como há um volume de sangue maior do que o normal, a pressão tende a ficar sempre mais alta. Por isso, monitorá-la sempre que possível é essencial para que não haja problemas com a pressão.

Prazos, datas e parto

Pelo menos em metade das vezes o parto de gêmeos acontece de forma prematura. Portanto, o trabalho do médico nas consultas de rotina durante o pré-natal é preparar a futura mãe para que ela não tenha medo no caso de um parto prematuro. Geralmente, por motivos de segurança da gestante e também dos bebês, o parto de gêmeos acontece entre 34 e 37 semanas. Por isso, não se preocupe se você estiver grávida de gêmeos e eles vierem antes da trigésima oitava semana.

Tudo é muito mais intenso e, no final, a recompensa é grande, com a alegria de ter duas crianças nos braços após o parto. Por isso, não tenha medo, se alimente bem, lembre-se: gestação, principalmente envolvendo duas crianças ou mais, não é o melhor momento para fazer dietas malucas, seus filhos precisam se alimentar. Por isso, coma de tudo para que não falte nenhum nutriente para seus bebês. A alegria de ser mãe e ter duas pequenas partes de você no colo supera (e muito) todas as dificuldades encontradas durante a gestação!



Comente sobre este assunto