Como o diabetes gestacional afeta você e seu bebê

6 de outubro de 2014

Se o seu médico disse que você tem diabetes gestacional, você provavelmente está preocupada. Tente não ficar. A boa notícia é que a maioria das mulheres com diabetes gestacional tem gravidezes saudáveis ​​e bebês saudáveis​​. Ter um bom tratamento faz toda a diferença.

Você também não está sozinha. Até 10% das mulheres desenvolvem diabetes gestacional durante a gravidez. Na maioria das mulheres, o diabetes desaparece após o parto.

O que é o diabetes gestacional?

Agora, você pode estar confusa. Você não tinha diabetes antes, então por que agora? Quando você está grávida, as alterações hormonais podem causar um aumento do nível de açúcar no sangue. Isso afeta o seu bebê também, uma vez que o bebê recebe os nutrientes do sangue. Seu bebê armazena o açúcar extra como gordura, o que pode fazê-lo crescer mais do que o normal.

Na maioria dos casos, após o parto, os hormônios da gravidez desaparecem, o nível de açúcar no sangue volta ao normal, e seu diabetes vai embora.

Como o diabetes gestacional afeta o bebê?

Como o seu bebê pode ficar maior do que o normal, ele tem maior risco de algumas complicações. Lembre-se, estas são apenas possíveis complicações, mas seu bebê pode não ter nenhuma deles. Eles incluem:

Mais tarde na vida, o bebê pode apresentar maiores riscos de obesidade e diabetes. Então ajude o seu filho viver uma vida saudável – pode diminuir as chances de ele desenvolver obesidade e diabetes.

Como o diabetes gestacional afeta você?

O diabetes gestacional aumenta as chances de certas complicações na gravidez. O seu médico vai querer dar assistência de perto a sua saúde e à saúde do seu bebê até o final da sua gravidez.

Riscos possíveis incluem:

Após o nascimento, você vai ter um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Mudanças de hábito podem diminuir as chances de que isso aconteça. Assim como você pode ajudar o seu filho, você pode reduzir o seu próprio risco de obesidade e diabetes.

Embora você tenha uma chance maior de cesariana, isso não significa que você vai precisar de uma. Muitas mulheres com diabetes gestacional têm partos normal. Se o seu médico recomendar uma cesariana, faça estas perguntas:

O que você pode fazer: passo a passo

Diabetes gestacional

Diabetes gestacional

Você pode fazer muitas coisas em conjunto com o seu médico para manter o diabetes gestacional sob controle. Um bom tratamento reduz drasticamente a chance de complicações.

Quando chamar seu médico

Se você tem diabetes gestacional, faz parte do seu trabalho monitorar a sua saúde. Se qualquer uma das seguintes coisas acontecerem com você, verifique com seu médico.