Como contar as semanas de sua gravidez

19 de setembro de 2014

Você poderá notar que o seu médico vai sempre se referir ao tempo de sua gravidez relacionando-a em semanas, e não em meses, como estamos acostumados a contar o tempo. Isso acontece porque, apesar de existirem diversas variações do ciclo menstrual, que costuma variar de mulher para mulher, foi necessário que criassem uma regra que valesse de forma universal para a contagem do tempo de gestação. O acordo, que é inclusive internacional, considera os ciclos menstruais de 28 dias para o cálculo do tempo de gravidez.

Como é impossível conseguir determinar o exato momento, ou mesmo o dia em que se deu a concepção e fecundação, tornou-se comum denominar o início da gravidez de acordo com o primeiro dia do último período de menstruação. Você sabe como são contadas essas semanas?

Como faço para contar as semanas de gravidez?

Calendário da gravidez

Calendário da gravidez

A gestação tem uma duração com cerca de 266 dias contando desde o momento da fecundação, ou de até 280 dias contando a partir do primeiro dia desde a última menstruação. Como é impossível saber especificamente quando o óvulo é fertilizado, o início da gravidez começa a ser contado a partir do primeiro dia do último período menstruação. Apesar disso, durante as primeiras duas semanas do ciclo da menstruação, a mulher pode não estar grávida.

A ovulação acontece próxima ao período que antecede em duas semanas (14 dias) a menstruação, contando desde o primeiro dia desse período. Já a concepção ocorre após o processo de ovulação. Assim sendo, é devido a esse fator que o embrião é cerca de duas semanas mais novo em relação ao número de semanas, já que elas são contadas a partir do primeiro dia da menstruação.

Por exemplo: se o primeiro dia da sua última menstruação foi o dia 14 de janeiro e você está grávida, pode saber de quantas semanas está considerando como o primeiro dia de gravidez o dia em que começou a menstruar, ou seja, o dia 14 de janeiro. No entanto, como os ciclos menstruais variam de mulher para mulher, o tempo de gestação também pode variar entre as 37 e as 40 semanas.

Ao longo do período da gestação, e de acordo com a evolução da gravidez e do desenvolvimento do bebê, o seu médico poderá chegar a uma conclusão sobre o tempo de gestação com maior rigor e, também, determinar a data mais provável para a realização do parto.

Como faço para calcular a idade do bebê?

Para calcular a idade do seu bebê de acordo com o esquema de semana a semana, comece a sua contagem a partir do primeiro dia da última menstruação que você teve, anteriormente à gravidez. A cada sete dias após essa data, o seu bebê terá mais uma semana de idade. Ou seja, o tempo de vida do bebê se trata da mesma contagem estabelecida para o tempo gestacional, embora, como já dito, as primeiras duas semanas não relatem, essencialmente, o verdadeiro período gestacional.