Dúvidas2 Comentários

Você sempre ouviu falar que uma gestação durava nove meses, porém, quando engravidou descobriu o tempo convertido em semanas. Você sabe como fazer as contas? Ou já se perdeu como a grande maioria que não sabe ao certo?

O tempo de amadurecimento fetal pode ser contabilizado tanto em semanas, como em meses. Para as que conseguem identificar o tempo de menstruação certinho ou fazem uma tabela, o trabalho fica bem mais fácil. Outras mães, que só descobrem um tempo depois através de exames, conseguem identificar o tempo aproximado, em meses e em semanas.

Contando o tempo de gestação em semanas

Os médicos contam o tempo de gravidez em semanas, por isso, o primeiro que irá falar sobre isso será o doutor! Essa contagem é feita a partir do primeiro dia da última menstruação, e é por isso que na maioria dos lugares que informam sobre o assunto, as semanas prevalecem.

Provavelmente você não engravidou logo no primeiro dia após a última menstruação, porém a conta é feita em 40 semanas de gestação a partir desse dia. No entanto, a gravidez real dura aproximadamente 38 semanas.

A contagem é feita assim porque o período de ovulação feminina ocorre em até duas semanas desde o começo da menstruação e, assim, é possível saber mais especificamente a maturidade adquirida no desenvolvimento do seu bebê, de acordo com o tempo de vida.

Convertendo as semanas em meses

Você que está grávida, com o tempo saberá perfeitamente as semanas de vida do seu bebê. No entanto, as pessoas costumam perguntar com quantos meses de gestação você está. Para fazer a contagem em meses, tenha em mente que as primeiras cinco semanas tratam-se do primeiro mês.

Depois, a contagem é mais ou menos parecida. Alguns meses contam com apenas quatro semanas, como o mês de fevereiro, neste caso contabilize um mês em quatro semanas.

Imagem ilustrativa da conversão dos meses da gravidez para semanas

Imagem ilustrativa da conversão dos meses da gravidez para semanas

Como a conta é um pouco complexa, existem algumas “calculadoras da gravidez” na internet que fazem essa conta por você. Para isso, é necessário informar a data da última menstruação.

Tanto a contagem em semanas, como em meses resultam no mesmo tempo de gravidez. Pois, 40 semanas – fora as duas de concepção – totalizam 266 dias, que divididos em uma média 30 dias por mês, resultarão nos exatos nove meses de gestação!

Contagem por trimestres, o que é?

Outro tipo de contagem que é bastante feita durante a gravidez é a conta trimestral. Ou seja, a sua gravidez é dividida em três etapas de desenvolvimento.

O primeiro trimestre dura até a 12ª semana de gravidez, que inclui a fase dos enjoos, da descoberta, primeiros sintomas e marca o começo do desenvolvimento do espermatozoide na divisão celular. Nesse período, a mãe deve começar a tomar todas as vitaminas indicadas e manter uma rotina saudável, pois no início a gravidez é muito frágil e necessita de um reforço e acompanhamento médico!

O segundo trimestre dura até o final do 6º mês de gestação, que é a fase em que a grávida adquire mais peso, pois o bebê estará em constante crescimento dentro do útero e desenvolvendo todos os órgãos do corpo. Esse é um momento de atenção, onde a alimentação saudável é essencial e todas as possíveis carências de nutrientes devem ser supridas.

O terceiro e último trimestre corresponde aos últimos três meses de gestação. Nesse período, a gestante sente muito cansaço e fadiga, portanto, não faça muitos esforços, mas pequenas caminhadas e atividades físicas leves são de grande ajuda para os problemas de falta de ar e para a preparação do corpo para o momento do parto.

corrente de oração

2 Comentarios neste artigo

  • aline abril 4, 2014

    31 semanas loca pra sabe como ela e!

    Resposta

  • claudia outubro 2, 2014

    Estou gravida de 8 meses,o meu bebe pesa 2,501g e mede 46cm,vou optar pela cesariana,porque nao me sinto preparada para o parto normal e isso pode prejudicar o bebe.

    Resposta

Adicione um comentário