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Foto de grávida bebendo água com azia

Tão comum, tão desconfortável – problemas de estômago são quase inevitáveis ​​durante a gravidez. Aqui está o que você pode fazer a respeito da indigestão durante a gravidez.

O que é azia?
Sensações desagradáveis ​​que você sentiria se você tivesse um lança-chamas dentro do seu peito ou do seu intestino – isso inclui queima e desconforto da boca ao estômago e ao intestino.

O que provoca azia durante a gravidez?
Durante a gravidez, o músculo na parte superior do estômago que geralmente impede ácidos digestivos de voltar para o esôfago relaxa (como todos os outros músculos em seu trato digestivo – e em qualquer outro lugar em seu corpo). Isso permite que aqueles sucos digestivos dolorosamente ácidos voltarem – causando a irritação e o ardor que causa indigestão durante a gravidez. Outra razão pela qual você está sentindo a queimadura? Seu útero crescente está assumindo sua cavidade abdominal, forçando o estômago para cima em direção a sua garganta (pelo menos é assim que ele pode se sentir).

O que você precisa saber sobre isso:

Foto de grávida bebendo água com azia

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As chances de ter uma gravidez completamente livre de azia são de poucas a nenhuma. A boa notícia é que há uma abundância de medidas preventivas e de estratégias tranquilizadoras que você pode tentar, e esta condição deve desaparecer assim que o bebê aparece em cena. Indigestão induzida pela gravidez também não é nada para se preocupar.

O que você pode fazer sobre isso:
Existem várias estratégias para o alívio da azia durante a gravidez. Tantas opções – e tanto tempo, você provavelmente vai ter a chance de experimentar todas:

  • Evite alimentos causadores de azia, como alimentos altamente temperados e/ou apimentados, álcool (que você deve ficar longe de qualquer maneira), bebidas com cafeína (como café, chá e refrigerante, porque eles também relaxam o esfíncter esofágico), chocolate, menta, e cítricos. Uma dieta rica em gordura pode também contribuir para a indigestão durante a gravidez, de modo que você deve evitar ao máximo alimentos gordurosos.
  • Ingerir líquidos antes ou após as refeições, em vez de beber junto com elas, ou apenas beber pouco. Muito líquido misturado com muita comida vai distender o estômago, agravando a azia.
  • Opte por refeições menores que não sobrecarreguem o seu sistema digestivo. Dê preferência para seis pequenas refeições por dia, ao invés de três grandes, e você vai ser menos propensa a sentir a queimadura.
  • Não use roupas que contraiam a barriga (como se você fosse fazer isso!).
  • Desacelere. Quando você come muito rápido, muitas vezes você engole ar, o que pode formar bolsas de gás em sua barriga. E comer rápido significa que você não está mastigando cuidadosamente, o que faz com que seu estômago tenha que trabalhar mais para digerir o seu alimento – e faz com que a indigestão durante a gravidez seja mais provável de acontecer.
  • A goma de mascar sem açúcar pode reduzir o excesso de ácido (aumento da saliva pode neutralizar o ácido no esôfago), tente um chiclete pequeno após as refeições. Se você estiver preocupada com adoçantes artificiais e gravidez, acalme-se – uma pastilha sem açúcar é bom com moderação.
  • Não fume (sim, é mais um motivo para parar hoje, se você já não o fez – e azia nem é o melhor dos motivos).
  • Curve seus joelhos, e não sua cintura – sempre que a cabeça se abaixa, é mais provável que você tenha azia (é a gravidade atuando).
  • Evite comer enquanto está deitada. Ou deitar depois de comer – não coma uma refeição grande antes de dormir. Tente dormir com a cabeça elevada cerca de seis centímetros, para manter os sucos gástricos no lugar ao qual pertencem.
  • Mantenha o seu ganho de peso da gravidez gradual e moderado para minimizar a quantidade de pressão em seu trato digestivo.
  • Tenha sempre um suprimento de antiácidos por perto (o que também vai lhe dar uma boa dose de cálcio, enquanto aliviam a queimadura), mas evite medicamentos contra azia que contenham sódio ou bicarbonato de sódio.

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