Dúvidas1 comentário

default thumbnail

Sou Talassemica e gostaria de trocar informações com outras gravidas ou que jah tenham filhos e que tenham Talassemia. Pois descobri a pouco tempo que tenho e jah estou com uma anemia forte e sentindo mtas tonturas, isso seria normal da gravidez ou seria por causa da anemia?? -estou com 19 semanas de gestação-

1 comentario neste artigo

  • Soraia Giani*♥ஜ* abril 4, 2011

    Olá, Kelly.
    Bem… estou tentando organizar um pouco este fórum, então, toda segunda feira, farei um espaço para vcs deixem toda e qualquer dúvida. Estarei respondendo 2 vezes ao dia.
    Segue o link do espaço dessa semana, ok?!
    Felicidades…
    .
    http://www.semanaasemana.com.br/gravidez/futuras-mamaes-duvidas-aqui-04042011-a-10042011.htm
    .
    Talassemia, também conhecida como anemia do Mediterrâneo, é uma doença hereditária trazida para o Brasil pelos habitantes dos países banhados pelo mar Mediterrâneo (portugueses, espanhóis, italianos, gregos, egípcios, libaneses). Sua principal característica é a produção anômala de hemoglobina, uma proteína do sangue responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do organismo.Existem dois tipos de talassemia – alpha e beta – que podem manifestar-se nas seguintes formas: minor, intermediária e major.
    A forma minor, ou traço talassêmico, produz um grau de anemia leve, assintomático e que pode passar totalmente despercebido. Na forma intermediária, a deficiência da síntese de hemoglobina é moderada e as conseqüências menos graves. Já a talassemia major, ou anemia de Cooley, é uma forma grave da doença, causada pela transmissão de dois genes defeituosos, um do pai e outro da mãe. Isso provoca anemia profunda e outras alterações orgânicas importantes, como o aumento do baço, atraso no crescimento e problemas nos ossos.
    O quadro clínico das pessoas que possuem estes gens é extremamente variável dependendo da carga genética, se homozigótica ou heterozigótica, isto é, se há dois gens comprometidos, um vindo do pai e o outro da mãe, ou apenas um gen, do pai ou da mãe. De uma maneira simplificada, podemos separar estas situações em dois quadros clínicos completamente diferentes. As thalassemias menores (apenas um gen) ou as thalassemias maiores (dois gens).
    Nas thalassemias menores há discreta anemia, com a qual o indivíduo pode conviver e é compatível com uma vida normal ou em alguns casos nem anemia existe. Muitas vezes o diagnóstico é feito de forma acidental.
    Nas thalassemias maiores, quadro bem mais raro, a anemia é severa e inicia-se nos primeiros meses de vida, acompanhada de pele e mucosas amareladas (icterícia), deformidades ósseas e baço aumentado.
    Converse com seu médico para que seja feito todos os exames necessários, pois vc poderá necessitar de tomar suplementos de folatos e de ferro durante toda a gravidez.
    Boa sorte.
    Volte para nos contar como está sua saúde e a do seu anjinho.

    Resposta

Adicione um comentário