DoresNenhum comentário

Criança com 5 anos de idade

Parece que em tão pouco tempo, seu bebê cresceu e já é uma criança de cinco anos de idade! Já anda, corre e salta sem dificuldades, fala perfeitamente, conta histórias, interage com outras crianças, aprende rápido, é independente e adora imitar os pais e outros adultos próximos!

Quando a criança está com cinco anos, um dos cuidados mais importantes que os pais devem tomar é em relação ao desenvolvimento emocional. Nesta idade, ainda é comum que o seu filho tenha uma imaginação muito rica e exagere ao contar algum fato, por isso, sempre que ouvir uma história da criança, não acredite de imediato em tudo o que ela falar, pois a tendência ao exagero é uma marca desta fase.

Também é normal que a criança crie um amigo imaginário, o que preocupa muitos pais sem necessidade! Isso faz parte do universo fantasioso em que a criança vive e, nesta idade, é até mesmo saudável. Os pais têm a função de estimular a imaginação da criança, permitindo que ela tenha espaço para exercitar sua criatividade. No entanto, influenciar a fantasia não é apoiar as mentiras, saiba separar as coisas.

Criança com 5 anos de idade

Os cinco anos marcam a total passagem para a fase da infância, ou seja, já deixou completamente de ser um bebê para se tornar uma criança que está em outra fase de sua vida. Já compreende cerca de 9 mil palavras, e já está apta ao processo de alfabetização, que embora ocorra primordialmente no ambiente escolar, pode ser estimulado em casa também. Os pais devem incentivar os filhos a cumprirem as tarefas de casa, ajudando-os, mas nunca fazendo no lugar deles.

Com essa idade, a criança também já pode assumir responsabilidades, pois é mais séria em relação a elas. Além disso, gosta de seguir uma rotina em suas atividades, por já estar acostumada a ela. Fica envergonhada com facilidade e também se preocupa em agradar os adultos, principalmente os pais, que precisam tomar cuidado para que a criança não desenvolva o sentimento de frustração se não conseguir realizar plenamente alguma tarefa. É mais sensível, além de solidária em relação aos sentimentos alheios.

Seja o primeiro a comentar.

Adicione um comentário