Você está aqui: Semana a Semana » Gravidez » Dores » Criança com 4 anos e 3 meses de idade
As semanas da gestação
Navegue pela linha do tempo do seu filho

Criança com 4 anos e 3 meses de idade

compartilhe esse link: Pergunta:(0) imprimir

Aos 4 anos e 3 meses de idade, a criança detém uma significante inteligência emocional, já tem seus amigos favoritos e também uma impressão formada sobre pessoas, mesmo que muitas delas sejam personagens fictícios como os dos desenhos animados. Além disso, a criança nessa idade passa por um processo de amadurecimento da capacidade física. Nesse período, a criança pode ser fisicamente inibida ou muito corajosa.

Além de algumas serem corajosas, no geral, a maioria das crianças dessa idade já pode, com facilidade, descer e subir degraus, quicar e chutar bola, usar tacos e bastões para bater nas bolas, andar de bicicleta, subir em árvores. Infelizmente, todas essas atividades, apesar de serem altamente saudáveis e recomendáveis, representam riscos à segurança dos nossos filhos.

Por conta disso, nas atividades e jogos físicos infantis, como um jogo de futebol, ou uma brincadeira de pega-pega, é sempre recomendado a supervisão de um adulto. Isso considerando que, por exemplo, durante um inocente jogo de pega-pega uma criança pode cair e sofrer uma fratura na perna. Nesse sentido, o adulto deve estar lá para garantir os primeiros socorros e também acompanhar a criança ao serviço médico.

Dicas de segurança

Criança com 4 anos e 3 meses de idadeSkate, bicicleta e patins são, por vezes, os brinquedos prediletos das crianças nesta idade. Entretanto, eles representam riscos, sobretudo de fratura dos ossos das crianças que, apesar de serem bastante flexíveis, são também frágeis. Mas devemos considerar que essas atividades não devem ser proibidas pelos pais, afinal, trazem diversos benefícios neuro cognitivos e todo.

Itens obrigatórios de segurança para qualquer um desses três brinquedos são capacete, cotoveleira e joelheira. Veja as que melhor se adéquam ao corpo do seu filho. Nem sempre o capacete e a cotoveleira mais coloridos e bonitos são os que garantem mais segurança e conforto. Procure lojas especializadas em artigos de esporte, nestes estabelecimentos há vendedores especializados que poderão melhor orientar a escolha destes equipamentos.

No caso do skate e dos patins, é preciso pensar também em calçados esportivos confortáveis que gerem bons estímulos ortopédicos para a criança. A vestimenta também é importante, no verão uma boa alternativa são os tecidos dri fit, eles não retêm o calor da criança, o que amplia o conforto.



Comente sobre este assunto